Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

É tempo de revisar: professores dão dicas para quem vai fazer o Enem dos concursos

Recomendações vão desde assuntos essenciais até alimentação balanceada

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 16 de agosto de 2024 às 06:30

Professores de universidades e instituições federais encerram greve
Professores de universidades e instituições federais encerram greve Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Os baianos que se inscreveram para realizar a prova do Concurso Público Nacional Unificado, também conhecido como ‘Enem dos Concursos’, estão na reta final da preparação para o exame que acontece neste domingo (18). Em meio a expectativa pelo melhor desempenho, há quem queira recuperar o tempo de estudos perdido, mas especialistas alertam que essa não é a melhor escolha. A recomendação é se dedicar apenas à revisão dos assuntos mais importantes de acordo com o bloco temático escolhido.

O professor Leandro Teixeira, coordenador da escola especializada Salvador Concursos, acredita que vale a pena revisar as disciplinas de conhecimento específico, bem como temas da atualidade. “A lei Maria da Penha, que fez 18 anos, mudanças climáticas e ESG são minhas apostas para a pergunta dissertativa. Uma boa dica é revisar no sábado pela manhã a chamada Lei Seca e os tópicos de conhecimentos específicos. Sábado à tarde, deve ser utilizado para relaxamento e preparação mental para os dois turnos de prova”, sugere.

Alan Vinícius, diretor pedagógico do Acerte Concursos e professor de Direito Constitucional e Administrativo, recomenda que haja foco nas questões da banca examinadora, já que é comum que o modelo de abordagem siga uma tendência. Já a revisão, para ele, deve seguir os parâmetros dos resumos, bem como dos mapas mentais que foram feitos ao longo da preparação.

“Isso serve, sobretudo, inclusive, para ser efetuado de forma casada com a resolução de questões [...] porque quando você revisa e faz a questão, gera uma simbiose entre fixar o conteúdo programático e automaticamente visualizar o formato de abordagem da banca. Além disso, [...] o foco deve ser nos conhecimentos específicos, porque possibilitam a maior pontuação”, afirma.

Para o dia da prova, os dois especialistas ressaltam a importância de escolher uma alimentação balanceada, ir com roupa leve, chegar com antecedência e administrar o tempo. Para Alan Vinícius, vale a pena dividir as questões da prova em três grupos, de acordo com o nível de dificuldade, para só então respondê-las. Para Leandro Teixeira, se basear nos simulados feitos anteriormente é um método para manter a confiança e fazer uma boa resolução do exame.

*Com orientação da subeditora Fernanda Varela