Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Maysa Polcri
Publicado em 3 de dezembro de 2024 às 13:02
As ruas do Pelourinho estarão cheias de devotos, na quarta-feira (4), para saudar Santa Bárbara, protetora dos raios e trovões. A programação terá início com a alvorada, às 6 horas, e o salva clarins (pessoas que tocam instrumento que se assemelha a um trompete), às 7 horas. A santa missa será celebrada às 8 horas.
A celebração da missa campal será feita em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, sob a presidência do capelão, cônego Lázaro Muniz. A procissão de fiéis ocorrerá em seguida. O destino final é o Corpo de Bombeiros, na Barroquinha, onde será feita uma parada para homenagear a padroeira da corporação. Os devotos seguirão para a Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e Pelourinho, até retornar à Igreja.
Durante a tarde, ocorrerão shows gratuitos nos largos Pelourinho, Tereza Batista, Quincas Berro D'Água e Pedro Archanjo. Às 14h30, a cantora Illy apresenta o "Samba Djanira", seguido de shows de Márcia Short (16h30) e Samba de Oyá (18h30), no Largo do Pelourinho, palco principal da festa.
No Largo Pedro Archanjo, a cantora Silvia Britto sobe ao palco, às 11h, na sequência, às 13h30, é a vez do grupo Bambeia se apresentar e o encerramento da festa acontecerá 15h30, com apresentação de O Pretinho. No Largo Tereza Batista, às 14h, DJ Raffa Maciel faz a abertura do show do Grupo Movimento, que começa às 16h30.
No Largo Quincas Berro D’Água, as apresentações iniciam às 14h, com Viola de Doze; Às 16h30, quem sobe ao palco é o grupo Catadinho do Samba. A Festa de Santa Bárbara abre o calendário de festas populares da Bahia.