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Priscila Natividade
Publicado em 29 de outubro de 2023 às 16:00
Um bar secreto onde você só sabe o local que fica após a confirmação da reserva. Tem até código de acesso que deve ser informado na chegada. Bom, o fato é que o mistério todo que está por trás do Purgatório Bar (@purgatorio.bar) conquistou recentemente o prêmio Melhores da Taça, pela revista especializada da Prazeres Mesa, como a Melhor Carta de Drinks do Brasil.
Inaugurado em outubro de 2022, em Salvador, em menos de um ano, o Purgatório já se tornou referência no Nordeste em alta coquetelaria na região. Mas, qual será o segredo do bar e como ele conquistou esse reconhecimento? Para começar, a gente precisa dizer que a carta de sucesso oferece a possibilidade de mais 200 coquetéis, como afirma o sócio proprietário e bartender responsável, Jonatan Albuquerque, que divide o negócio com os empresários Edno Alves e Pedro Magalhães, proprietários da rede de hamburgueria, Red Burguer.
O início de tudo veio com a inspiração na trilogia A Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri. O clássico relata a jornada de Dante ao Inferno, Purgatório e Paraíso. “Pensamos em quatro etapas para essa vivência. Na etapa inicial, temos uma experiência sensorial em um menu provocativo, no qual o cliente não sabe os ingredientes de cada drink. Ele escolhe de acordo com o pecado que ele quer ‘cometer’ e brincamos com isso na etapa Pecados Capitais”.
Na segunda etapa, vem os best-sellers, ou seja, os coquetéis mais vendidos e consumidos no mundo, além de algumas releituras exclusivas. Já na terceira etapa, a sessão é para os amantes de Negroni, drink a base de gim. “No ano passado, esse foi o coquetel mais consumido no mundo. Temos seis variações desse clássico”.
E, por último, vem a sessão exclusiva de drinks criados antes da Lei Seca Americana (1860- 1920) – referência, inclusive, ao conceito de bar clandestino, quando era proibida a comercialização de bebidas alcoólicas. “Como possuímos diversos tipos de destilados, reproduzimos quase todos os clássicos mundiais”, complementa Albuquerque.
Por mês, o bar chega a receber um fluxo de 1 mil clientes. “Acho que conseguimos provocar o cliente, estimular a experiência sensorial mais ampla, inovando, mas jamais esquecendo dos clássicos, base da alta coquetelaria. Nosso público é bem diversificado, com perfis de consumo de classes A e B e com idade de 20 a 50 anos. Esse cliente busca um diferencial que tire ele um pouco da realidade do dia a dia, nem que seja por algumas horas”, ressalta.
Jonatan Albuquerque
sócio proprietário e bartender responsávelO drink mais vendido da casa é o Luxúria. A bebida custa R$ 38 e é servida em uma taça elegante e finalizada com uma bolha aromática feita com a Flavour Blaster – um equipamento único, produzido em Londres por Simone Carporale, um dos bartenders mais renomados do mundo. “Com certeza, o Luxúria ganha pela apresentação espetacular e instagramável. O drink faz parte do menu Provocativo dos Pecados e leva Gin, Aperol, Licor 43, Hibisco e Limão Siciliano”, afirma.
Outros segredos também estão associados ao desempenho do bar, que hoje chega a faturar mensalmente algo em torno de R$ 130 mil. O Purgatório funciona às quartas-feiras, quintas, sextas e sábados. As reservas são feitas no site www.purgatoriobar.com.br. Lá, é cobrado um valor de R$ 50 por pessoa, revertido em consumação. Há dias da semana que acontecem as noites de Jazz e do Blues, que agregaram ao clima de bar secreto.
“Nosso foco é a experiência em torno da alta coquetelaria. Então, nossos serviços são a favor dessa experiência. Não medimos esforços para trazer o que há de mais moderno em tecnologia e equipamentos com o principal intuito de elevar o nível de coquetéis da cidade. Junto a isso, é fundamental um atendimento diferenciado e exclusivo, mais uma estrutura física altamente instagramável, um produto de excelente qualidade e uma rede social bastante engajada e alinhada com o nosso propósito, além de um time que não para de se especializar”.
Na carta de drinks, destilados de qualidade é mais um segredo, como destaca Jonatan. “Sempre nos preocupamos e prezamos pela qualidade dos insumos, mas principalmente com a qualidade dos destilados, uma vez que eles possuem um papel fundamental no produto final. Um dos exemplos é o licor de ervas Chartreuse, produzido na França desde 1737 a partir de uma receita que data de 1605, feito por monges. Uma garrafa desse licor pode chegar a custar até R$ 1,2 mil no mercado brasileiro. Somos um dos poucos bares brasileiros que usam esse licor. O Chartreuse é um dos ingredientes do coquetel Last Word”.
Em novembro, o Purgatório deve ganhar mais dois ambientes, que serão o Paraíso e o Inferno. No mesmo combo de novidades, o bar vai lançar um novo menu. “A inspiração desse menu está nos 12 Arquétipos Junguianos. Posso adiantar que esse cardápio foi um estudo profundo nos padrões universais de comportamento, símbolos e imagens que residem no inconsciente coletivo da humanidade”, completa o bartender.
1. Uma carta de drinks reconhecida Se destacar entre os demais é o maior desafio e isso requer atualização constante, pesquisa, olhar macro e atento ao que acontece no mundo.
2. Um conceito de bar diferente E a presença na rede social tem que estar bem engajada e alinhada com esse propósito.
3. Insumos de qualidade, sobretudo, os destilados Um excelente coquetel precisa de um destilado de extrema qualidade.
4. Experiência de alta coquetelaria É preciso estudo, experimentação e inspiração para pensar uma carta de coquetéis. Se especializar, antenado as tendências e ao avanço das tecnologias no segmento.
5. Atendimento diferenciado e estrutura do bar Quem quer aparecer nas redes sociais tem que pensar em ambientes instagramáveis.