Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 15 de abril de 2024 às 14:35
Na declaração do Imposto de Renda de 2024, os contribuintes têm a oportunidade de ajudar na assistência de crianças com HIV/AIDS. A Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), referência no suporte à causa na Bahia, está habilitada para receber até 3% do imposto devido por pessoas físicas e jurídicas.
A doação pode ser feita de forma simples e direta durante o processo de declaração do imposto. Ao optar pelo modelo completo (pessoa física) ou lucro real (pessoa jurídica), os contribuintes podem selecionar a opção "Doações diretamente na declaração", acessando a "Ficha da Declaração".
Em seguida, basta escolher a aba "criança e adolescente", clicar em "Novo" e selecionar "Fundo Municipal". Ao indicar "Bahia" em UF e "Salvador - CNPJ 00.459.245/0001-81" em município, o programa da Receita Federal calculará automaticamente o valor a ser doado, exibindo-o no canto direito da tela. Após essa etapa, basta digitar o valor para efetuar a destinação.
Após a seleção, o contribuinte pode imprimir o "Darf- Doações diretamente na declaração" e efetuar o pagamento até a data limite para declaração do imposto, que é 31 de maio de 2024. Para garantir que a doação seja direcionada à IBCM, é necessário encaminhar a cópia do Darf e o comprovante de pagamento para o e-mail [email protected], com cópia para [email protected], informando nome completo e telefone.
O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) emitirá e enviará o recibo, repassando posteriormente o valor à instituição para a realização dos projetos aprovados pelo Conselho.