Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Do buzu à apresentação do Bahia Meio Dia: conheça a trajetória de Andréa Silva

Jornalista, que está há 29 anos na TV Bahia, acumula cobertura de destaques

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 1 de abril de 2025 às 05:15

Andréa Silva
Andréa Silva Crédito: Reprodução/ TV Bahia

Após 29 anos como repórter na TV Bahia, a jornalista Andréa Silva, 52 anos, foi anunciada como a nova apresentadora do Bahia Meio Dia (BMD), nesta segunda-feira (21). A estreia ao lado de Vanderson Nascimento foi marcada por homenagens de colegas, que chegaram dar um buquê de flores para Andréa no encerramento do programa. Emocionada, ela conversou com o CORREIO sobre os sentimentos diante do novo desafio e relembrou parte da trajetória como a ‘repórter raiz’ que subia nos ônibus.

“É a mesma Dédea. A Andréa que sobe no ‘buzu’, que desce, que entra na comunidade e que vive numa comunidade aqui na Federação. [A mesma] que anda a pé, às vezes, daqui para casa e tanta gente passa [perguntando] ‘quer carona?’ e eu [respondo] ‘não, preciso caminhar”, garantiu, aos risos.

A fama de repórter que sobe no ‘buzu’ surgiu a partir de reportagens que ela comandava para falar sobre os desafios dos usuários do transporte público. Com o sucesso que as matérias faziam, Andréa ficou responsável por apresentar o quadro ‘Minha Vida no Buzu’, no qual fazia entradas ao vivo de manhã cedo dentro de algum ônibus em Salvador, mostrando o dia a dia dos funcionários e dos passageiros.

Só que, antes de ser a repórter do buzu, ‘Dédea’, como é chamada carinhosamente pelo público, era a repórter da esperança. Isso porque, desde a reta a primeira década dos anos 2000, ela ficou marcada pelo quadro ‘Desaparecidos’, no qual ouvia, todas as quartas-feiras, na Praça da Piedade, o apelo de pessoas em busca de parentes que haviam sumido. Muitos casos, que tinham um desfecho feliz, também eram anunciados por ela.

Na TV Bahia desde 1996, Andréa passou pelo BA TV entre 1998 e 2000. Depois, ficou fixa por um tempo no Bahia Meio Dia, programa no qual foi repórter de coberturas inesquecíveis para além dos quadros que comandou. Uma dessas coberturas foi a tragédia em Lajedinho, na Chapada Diamantina, em 2013, e as enchentes no Sul da Bahia, em 2021. Em ambas as épocas, Andréa foi até o local mostrar detalhes do desastre, conversar com as famílias afetadas e compartilhar a corrente de apoio às vítimas.

Outros trabalhos de destaque foram os carnavais pelo Bahia Folia. A jornalista, que era figurinha carimbada da reportagem do Centro, acumula mais de 25 coberturas somente no circuito Osmar. Em 2013, cobriu a primeira festa da carreira solo de Saulo Fernandes. Em 2015, cobriu a primeira Pipoca do Kannário, que reuniu uma multidão.

Apesar de não ser foliã, Andréa Silva tem uma forte ligação com o Carnaval. Foi justamente na folia que ela fez a primeira entrada ao vivo da carreira, na festa de 1995, na Praça Castro Alves, cobrindo o cortejo do Olodum pela TV Itapoan. Antes, ela já havia trabalhado como repórter na TV Cabrália, então afiliada do SBT em Itabuna, sua cidade natal.

Quase três décadas após o início da carreira, Andréa Silva foi homenageada pela Prefeitura de Salvador em 2023. Na ocasião, a Sala de Imprensa Oficial do Carnaval de Salvador, situado na Praça 2 de Julho, no Campo Grande (Circuito Osmar), ganhou o nome da jornalista. O espaço foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) no dia 16 de fevereiro.

Uma semana após a homenagem, a então repórter se afastou dos trabalhos depois de revelar que estava com chikungunya. Ela passou quatro meses longe da TV, e retornou, aos poucos, a partir de junho do mesmo ano.

Andréa, que há algum tempo já estava fazendo passagens pela manhã e pela tarde, foi chamada para comandar o Jornal da Manhã ao lado de Ricardo Ishmael durante as férias de Camilla Oliveira. Ela ficou 12 dias a frente do programa. Nesta segunda-feira (31), foi anunciada como apresentadora do Bahia Meio Dia. Agora, o jornal será comandado por ela e Vanderson Nascimento, que estava sem dupla desde a saída de Jéssica Senra, em dezembro do ano passado.