Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gil Santos
Publicado em 5 de dezembro de 2023 às 13:10
O plano de contingência com protocolos e políticas públicas para enfrentar o calor em Salvador foi concluído e a primeira versão ainda será apresentada ao prefeito Bruno Reis (União Brasil), mas o gestor contou que algumas medidas já estão no radar da Prefeitura, como a compra e distribuição de camisa UV, que protege contra os raios ultravioletas, e a entrega de água e de protetor solar aos trabalhadores que atuam diretamente sob o sol.
Bruno Reis contou que a equipe está pesquisando políticas públicas e protocolos eficientes adotados em cidades do Brasil e do mundo no enfretamento ao calor. O plano de contingência está sendo elaborado com conjunto pelas Secretarias da Saúde (SMS), de Cultura e Turismo (Secult) e pela Defesa Civil (Codesal).
“Além disso, estamos preparando os processos licitatórios para já ter a disposição um conjunto de contratos que permitam a gente oferecer serviços para amenizar as consequências do calor, que vai desde a distribuição de água, camisas UV e protetor solar. Estamos buscando parcerias, em especial com os trabalhadores que têm exposição maior ao sol, como os barraqueiros de praia da nossa cidade”, afirmou.
O Município também está fazendo uma mobilização para evitar os transtornos com as chuvas no próximo ano. Nos meses de dezembro e janeiro será intensificado o serviço de poda de árvores, e terá início a um novo pacote de proteção de encostas. A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, contou que teve uma reunião com a equipe nesta segunda-feira.
“Fechamos uma versão preliminar do plano de contingência. Pedimos algumas alterações, mas já fechamos o plano e estabelecemos algumas ações das Secretarias. Estamos apenas finalizando alguns pontos, como por exemplo, se é possível comprar dispenser para protetor solar e fazer ações específicas para a população de rua. Então, estamos integrando as ações”, explicou.
A morte de uma estudante de 23 anos que passou mal durante um show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, em novembro, acendeu o alerta da Prefeitura de Salvador. O objetivo do plano de contingência é criar protocolos para enfrentar altas temperaturas, principalmente no verão quando são realizados diversos eventos na cidade com grandes aglomerações. Na segunda, três pessoas se sentiram mal por conta do calor durante a festa de Santa Bárbara, no Pelourinho. Todos ficaram bem.