Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Emilly Oliveira
Publicado em 2 de novembro de 2023 às 23:48
O festival Liberatum só começa nesta sexta (3), mas a celebração das personalidades negras do Brasil e do mundo começou ontem (2), com a presença da atriz estadunidense Viola Davis, no Fera Palace Hotel, em Salvador, durante um coquetel exclusivo para convidados e palestrantes do festival.
A atriz chegou acompanhada do marido Julius Tennon, posou para algumas fotos e seguiu para uma área reservada no nono andar do edifício, onde o coquetel foi realizado. Discreta, ela se reservou a dizer apenas um "oi" na entrada e seguiu no espaço reservado pelo resto da noite.
Já o marido Julius não resistiu ao som da percussão da banda Bahia Magia e saiu do cercado para ver a apresentação de perto. Ele sorriu e dançou discretamente por alguns minutos, antes de voltar para perto de Viola. Os dois estavam acompanhados da atriz Taís Araújo, a ministra da Cultura Margareth Menezes, a cantora estadunidense Angela Bassett e outras personalidades negras. Durante o evento, Julius também anunciou o lançamento da empresa "Axé", em parceria com um empresário brasileiro para promover a produção de podcasts. Mais detalhes serão revelados em breve. "Queremos incentivar a arte e a cultura [...] axé", disse Julius.
Para a ministra da Cultura Margareth Menezes, a presença de tantas personalidades negras na cidade é motivo de alegria e representa a cidade mais negra fora de África com louvor. "A Bahia é isso. Precisamos acreditar cada vez mais nessa emancipação. A partir de agora, teremos ainda mais chances de chamar gente para cá e dar mais projeção aos nossos artistas", afirmou Margareth.
O evento de ontem foi a primeira vez que a ministra se encontrou com Viola Davis. Margaret abrirá o ciclo de palestras do Liberatum, hoje, às 10h, no Centro de Convenções. Já Viola vai palestrar às 15h. Segundo Margaret, as expectativas são as melhores possíveis. "Fico honrada pelo convite, porque falar de cultura tem tudo a ver com a minha história", destacou a ministra. Quem também esteve presente no coquetel foi o secretário da Cultura de Salvador, Pedro Tourinho. Ele saudou os convidados e celebrou a estadia do Liberatum na cidade. "É a comprovação de que Salvador se conecta com o mundo e o mundo se conecta com Salvador", declarou Tourinho.
O secretário também afirmou ter conversado com Viola e agradecido pela visita a Salvador. "Eu disse o quanto é importante a estadia dela para mostrar como as histórias dialogam umas com as outras. Tê-los é um reforço para essa conexão", destacou.
Em sua primeira edição no país, o Liberatum será realizado entre os dias 3 e 6 de novembro. O evento é gratuito, mas está com os ingressos esgotados.
Programação principal:
3 de Novembro
Ciclo de palestras no Centro de Convenções:
10h - Margareth Menezes e Gil Alves
13h - Debbie Harry, Majur e Rob Roth
15h - Viola Davis, Melanie Clark, Taís Araújo e Julius Tennon
17h - Alton Mason, Hisan Silva, Pedro Batalha e Erika Hilton
20h - Evento exclusivo para convidados - Prêmio e gala de honra cultural Liberatum para Alcione - Restaurante Amado