Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Dia de Finados: confira 12 personalidades que estão sepultadas em Salvador

Artistas, líderes religiosos e políticos famosos foram sepultados na cidade

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 1 de novembro de 2024 às 13:10

Cemitérios têm missas no Dia de Finados
Cemitérios têm missas no Dia de Finados Crédito: Divulgação

Muitas personalidades famosas que fizeram história na Bahia e no Brasil estão sepultadas em Salvador. São poetas, músicos, escritores, capoeiristas, baianas de acarajé e políticos que fazem parte do imaginário da população. Será que você já passou em frente ao túmulo dessas pessoas? Veja onde elas estão sepultadas.

Raul Seixas (cantor)

O corpo do cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista brasileiro Raul Seixas está sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. Ele é considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Tradicionalmente os fãs se reúnem em volta do túmulo para celebrar o artista. Ele morreu em 1989, aos 44 anos, vítima de uma parada cardíaca.

Castro Alves (poeta)

Antônio Frederico de Castro Alves é considerado um dos maiores poeta e escritor da história do Brasil. Machado de Assis o chamava de Poeta dos Escravos e Poeta Republicano. Ele morreu em 1871, aos 24 anos, e o corpo foi sepultado no Cemitério do Campo Santo, num jazigo em que foi inserida uma caveira de pirata que, segundo especialistas, representa uma alusão à morte e ao caráter de transitoriedade da vida.

Mãe Menininha do Gantois (ialorixá)

Maria Escolástica da Conceição Nazaré, a Mãe Menininha do Gantois, foi a mais famosa ialorixá da Bahia, filha de Oxum e uma das mais conhecidas mães-de-santo do Brasil. Ela morreu em 1986, aos 92 anos, de causas naturais. O corpo está sepultado no Jardim da Saudade.

Neguinho do Samba (músico)

Antônio Luís Alves de Souza, mais conhecido como Neguinho do Samba, foi um importante músico brasileiro. Ele foi criador do samba-reggae, fundador e um dos diretores do grupo Olodum e da Associação Educativa e Cultural Didá, ambos com sede no Pelourinho, em Salvador. Neguinho morreu aos 54 anos em consequência de problemas cardíacos. O corpo dele está sepultado no Jardim da Saudade, em Brotas.

Antônio Lacerda (engenheiro)

O homem que foi responsável pela construção do elevador mais famoso de Salvador está repousando no Campo Santo. Antônio Francisco de Lacerda morreu em 1885 e foi tão importante para na construção do primeiro elevador público da cidade que o nome dele batizou o equipamento. O Elevador Lacerda é um dos principais cartões postais da cidade.

Aristides Maltez (médico)

O fundador da Liga Baiana contra o Câncer e uma das principais referências em oncologia, o médico Aristides Maltez está sepultado no cemitério do Campo Santo, na Federação. Ele morreu em 1945. O túmulo dele tem colunas vazadas, símbolo da vida eterna, sustentando o arco, símbolo do céu, que abriga a virtude da caridade, com a imagem de uma mulher amparando crianças.

Antônio Carlos Magalhães (político)

Ele foi prefeito de Salvador, governador da Bahia por três mandatos, presidente do Senado Federal e ministro das Comunicações. Antônio Carlos Magalhães, conhecido popularmente como ACM, morreu aos 79 anos, em 2007, e o corpo do político foi sepultado no Cemitério Campo Santo, ao lado de familiares.

Mestre Pequeno de Pastinha (capoeirista)

O corpo do mestre João Pequeno de Pastinha foi sepultado no Cemitério Bosque da Paz, em Nova Brasília. Ele nasceu no interior da Bahia e só aos 25 anos mudou-se para Salvador, quando se inscreveu no Centro Esportivo de Capoeira Angola, coordenado por Mestre Pastinha, que o apelidou de mestre João Pequeno. Não demorou para que ele se tornasse uma referência na área. João Pequeno morreu em 2011, aos 93 anos.

Dinha do Acarajé (baiana de acarajé)

O corpo de Lindinalva de Assis, mais conhecida como Dinha do Acarajé, está sepultado no Cemitério do Jardim da Saudade. Ela foi uma das personalidades mais conhecidas de Salvador e recebeu a alcunha de fazer o melhor acarajé da Bahia. Ela morreu em 2008, depois de sofrer de insuficiência respiratória.

Lauro de Freitas (político)

O homem que dá nome a uma cidade morreu e um acidente aéreo em 1950. Ele era natural de Alagoinhas, foi um engenheiro e político brasileiro. Lauro Farani Pedreira de Freitas, conhecido como Lauro de Freitas, foi Deputado Federal pela Bahia. Ele morreu durante a campanha eleitoral às margens do rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa. O corpo está sepultado no Campo Santo. No túmulo há figuras do anjo da morte com o atributo do martírio, levando a chama da vida acesa em uma das mãos.

Luís Viana (governador) e Luís Viana Filho (político)

Os dois fizeram carreira política e ambos têm ligação com a história dos baianos. Luís Viana, o pai, foi governador a Bahia durante a Guerra de Canudos. Luís Viana Filho também foi governador da Bahia. Ele foi professor da Faculdade de Direito da Bahia, jornalista e escritor, atuando também como Deputado Federal, Senador da República, Presidente do Senado e do Congresso Nacional. Os dois estão sepultados no Campo Santo.