Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Detran-BA afasta examinador denunciado por candidatos em prova prática de Salvador

Apuração sobre o caso já está em aberto, afirma Departamento de Trânsito

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 10:42

Detran Bahia
Detran Bahia apura acusações Crédito: Divulgação

Após uma série de denúncias de candidatos sobre manipulação em resultados de provas práticas em Salvador, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) informou que a apuração acerca dos casos já foi iniciada e o servidor acusado de inventar as infrações dos alunos para reprová-los foi afastado das funções até o esclarecimento dos fatos.

A apuração acontece em meio a reclamações de candidatos que fizeram prova prática na última terça-feira (17), na pista da área externa do Shopping Bela Vista. Os depoimentos dão conta que um avaliador, identificado como "sargento Gilson", estaria forjando erros, como estancar o carro, bater no meio-fio e errar na baliza, para reprovar os alunos. 

O órgão esclareceu que serão ouvidas as partes envolvidas para as providências necessárias e está à disposição para apurar qualquer denúncia recebida sobre os atos praticados pelo seu quadro de servidores. As reclamações foram registradas na ouvidoria do departamento. 

Confira trechos das denúncias 

Pelo menos seis alunos passaram por problemas com o avaliador durante a avaliação. Todos são da mesma autoescola, a Trânsito Livre. "Em um dos casos, o examinador falou que uma menina bateu no meio-fio, mas quando ela saiu, o carro não estava no meio-fio”, conta uma das denunciantes - as identidades serão protegidas, uma vez que todos estão tentando reagendar a prova. 

“Ainda teve o caso de uma mulher que deixou o carro estancar uma vez e ele disse que foram duas. Isso afeta na pontuação. Outro menino acertou o percurso dentro do tempo. Ele ficou chamando o examinador, mas o homem não foi e depois disse que estourou o tempo”, acrescenta.

Os problemas foram na fase da baliza - é a primeira do teste, depois há ainda outros percursos - e envolvem um único funcionário. Após as reprovações subsequentes, os alunos contam que reclamaram com um outro avaliador, que também concordou com as queixas. “É um picareta”, disse em resposta.

Um outro candidato relembra que o homem o acusou de ter estacionado o carro na posição errada. O candidato chegou a verificar o estacionamento e viu que a manobra foi adequada. Ao tentar tirar uma foto para comprovar a situação, foi impedido.

“Eu sei que executei os critérios estabelecidos. Estava dentro da vaga e ele não me deu nem opção de argumentar. Falou que era para remarcar a prova porque estava reprovado. Tentei tirar foto e ele não autorizou”, reclama.

As avaliações acontecem pelo mutirão de provas práticas do Detran. O público-alvo são os candidatos que possuem laudo ativo e com vencimento em 31 de dezembro de 2024, ou seja, quem for reprovado, ou agenda um novo teste até o final do ano ou terá de reiniciar todo o processo.