Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Maysa Polcri
Publicado em 8 de janeiro de 2024 às 12:04
Sete pessoas envolvidas no acidente entre um micro-ônibus e um caminhão truck, na BR-324, na altura de São José do Jacuípe, foram resgatadas com vida pela Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses. Lucival Souza, 36, fundador do grupo, conta que ao chegar ao local da colisão encontrou vítimas agonizando e desorientadas presas entre as ferragens do ônibus.
O micro-ônibus, da empresa Naldo Transportes, saía de Guarajuba, em Camaçari, e retornava para Jacobina, no centro-norte baiano. A brigada formada por voluntários foi acionada pela Polícia Militar por volta das 23 horas do domingo (7).
“Quando chegamos ao local, as três pessoas que estavam no caminhão já estavam mortas. Os sobreviventes do micro-ônibus agonizavam de dor e pediam socorro”, relata Lucival. Entre as vítimas estão parentes que faziam excursão em família. “As pessoas que foram resgatadas estavam muito desorientadas, não conseguiaram perguntar dos familiares”, completa.
Quatro vítimas do acidente foram trazidas para Salvador, Hospital Geral do Estado e Hospital do Subúrbio, e Feira de Santana, Hospital Estadual da Criança e Hospital Geral Clériston Andrade, de acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A 25ª pessoa morta no acidente chegou a ser socorrida, mas morreu em uma unidade de saúde, na cidade de Nova Fátima. A pista foi completamente liberada no final da manhã de hoje (8).
“Todos os que participaram do resgate estão muito abalados, foi uma situação muito triste. Tivemos que colocar 24 pessoas mortas, uma ao lado da outra”, lamenta Lucival Souza. Em Jacobina, cidade de pouco mais de 80 mil habitantes, o clima é de consternação. Familiares e amigos de pessoas que estavam no acidente tentam localizar as vítimas no Instituto Médico Legal (IML) e em unidades de saúde.
Em nota, a empresa Naldo Transportes lamentou as 25 mortes e disse que disponibiliza assessoria jurídica para prestar apoio aos familiares. "Neste momento de pesar, deseja força aos familiares, amigos e à sociedade jacobinense [...] Estamos, de forma conjunta, com os órgãos de segurança pública e a prefeitura municipal para agilizar a liberação dos corpos e translado dos mesmos", pontua.
A prefeitura municipal de Jacobina decretou três dias de luto oficial em virtude do acidente e toma medidas para a organização de um velório coletivo com previsão de acontecer na sede do Ginásio de Esportes municipal.