Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Desaparecido há quase 20 dias é localizado com ajuda de câmeras de reconhecimento facial

Ele saiu de Cabaceiras do Paraguaçu e passou por várias cidades até ser achado em Serrinha

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 24 de janeiro de 2025 às 13:20

Sistema de reconhecimento facial
Sistema de reconhecimento facial Crédito: Divulgação

Um homem de 51 anos, que estava desaparecido há quase 20 dias, foi localizado em Serrinha, no Nordeste da Bahia, com o apoio do sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Desde dezembro do ano passado, a pasta tem usado a ferramenta em um processo estratégico para ajudar na busca por desaparecidos.

O desaparecimento ocorreu no dia 15 de janeiro, quando o homem deixou a cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, passou por Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, e deixou o veículo naquele município. Em seguida, foi visto em diversos pontos da capital baiana. Dias depois, ele foi abordado pelas equipes policiais em Serrinha.

Segundo a delegada Ana Cristina de Carvalho, titular da Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), a família registrou o desaparecimento em Salvador, apresentando um laudo médico indicando transtornos mentais.

Como proceder

De acordo com o major Moisés Travessa, superintendente de Telecomunicações da SSP, qualquer pessoa desaparecida pode ser inserida no Banco de Dados para localização através do Sistema de Reconhecimento Facial. Para isso, a família deve procurar a Polícia Civil e registrar uma ocorrência, apresentando documentos, laudos e imagens para a inserção no sistema. Na capital e Região Metropolitana, o registro deve ser feito na DPP, enquanto no interior, pode ser realizado em qualquer Delegacia Territorial. A solicitação para inserir o caso no sistema é feita pela unidade policial responsável.

Quando o sistema detecta a pessoa desaparecida, ele emite um alerta, e as equipes policiais fazem a abordagem e conduzem a pessoa para a delegacia. Após a localização, a família deve comparecer à unidade policial para o fechamento da ocorrência.