Defesa Civil emite alertas de deslizamento de terra e alagamento em Salvador e Ilhéus

Ambas as cidades estão com previsão de chuvas até domingo (28)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 22:03

Chuva em Ilhéus provoca alagamentos e falta de energia Crédito: Reprodução

O tempo chuvoso se instaurou em Ilhéus e em Salvador. As cidades baianas possuem previsão de chuva até domingo com alto acúmulo de chuva, fazendo com que a Defesa Civil de cada município emitir alertas de deslizamento de terra e alagamentos.

“A previsão atualizada é de 190 milímetros até domingo (28), mas já choveu 220 mm nas últimas 24 horas. O registro de ocorrência principal é de deslizamento de terra, no entanto, na sexta-feira (26) as chuvas devem começar a diminuir”, informou Camilla Pinto, gerente da Defesa Civil de Ilhéus.

A cidade está passando por fortes chuvas acompanhadas de raios, trovões e ventos fortes, o que ocasionou diversas ocorrências de alagamento, deslizamento de terra e obstrução de vias/redes de drenagem.

Um morador do Pontal relatou ao Correio que, desde o início da manhã de hoje, o bairro está sem energia. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, suspendeu o receptivo para o navio MSC Seaview, que estava previsto para atracar no Porto do Malhado nesta terça-feira.

A prefeitura informou ainda que todas as equipes da Defesa Civil e as secretarias municipais, bem como as forças de segurança estão nas ruas e trabalhando para atender a população. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um alerta nesta tarde (23) para as chuvas intensas na capital. “Por causa da atuação de um sistema de baixa pressão (cavado) associado a uma frente fria, ocorrem chuvas moderadas a fortes Salvador que já superaram 45mm”, relatou Sosthenes Macêdo por meio de nota.

Das 10h até às 16h os maiores acumulados de chuvas foram registrados em Boca da Mata (48,2mm), Cassange (46,6mm), Cajazeiras VIII (33,0 mm), Nova Brasília (32,0 mm), Itapuã (26,4 mm), Canabrava (26,2mm) e Calabetão (24,2 mm)

Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), até sábado (27) a previsão é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, acompanhada por raios e trovoadas, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

Em Salvador, as chuvas devem diminuir a partir de domingo (28), devido a atuação de uma massa de ar quente e seca que reduz a nebulosidade.