Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 19:15
Para quem esperava ver sol em Salvador nesta terça-feira (23), a realidade foi de chuvas moderadas a fortes que já superaram 45mm. Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a causa das chuvas é decorrente da atuação de um sistema de baixa pressão (cavado) associado a uma frente fria.
Os maiores acumulados de chuvas nas últimas seis horas foram registrados em Boca da Mata (48,2mm), Cassange (46,6mm), Cajazeiras VIII (33,0 mm), Nova Brasília (32,0 mm), Itapuã (26,4 mm), Canabrava (26,2mm) e Calabetão (24,2 mm).
Entre quarta-feira (24) e sábado (27), a previsão é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, acompanhada por raios e trovoadas, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
A partir de domingo (28), a atuação de uma massa de ar quente e seca reduz a nebulosidade e, consequentemente, a ocorrência de chuvas.
De acordo com o Inema, a previsão para as próximas 24 horas é de tempo instável em todo o período devido a um corredor de transporte de umidade da Amazônia em sentido ao litoral do estado. A região centro-sul do estado deverá registrar os maiores volumes ao longo do período.
Na madrugada desta terça-feira (23), a cidade de Ilhéus registrou 192 mm, o que causou diversos pontos de alagamento nas ruas, quedas de árvores e falta de energia elétrica. A chuva veio acompanhada de muitos raios, trovões e ventos fortes.
Um morador do Pontal relatou ao Correio que, desde o início da manhã de hoje, o bairro está sem energia. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, suspendeu o receptivo para o navio MSC Seaview, que estava previsto para atracar no Porto do Malhado nesta terça-feira.
A prefeitura informou ainda que todas as equipes da Defesa Civil e as secretarias municipais, bem como as forças de segurança estão nas ruas e trabalhando para atender a população.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.