Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Curso de capacitação para pequenas reformas abre inscrições para mães de pessoas atípicas

Projeto visa habilitar mulheres a fazer pequenos reparos no ambiente doméstico; prazo para inscrições vai até segunda-feira (17)

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 13 de fevereiro de 2025 às 17:41

Curso Reformar é com ELAS Crédito: Lucas Moura/Secom PMS

Estão abertas as inscrições para o programa de capacitação ‘Reformar é com ELAS’, que visa habilitar mães de pessoas com deficiência (PCDs) a desenvolver pequenos reparos e reformas em elétrica, pintura e assentamento de piso, em Salvador. Ao total, são 40 vagas disponíveis. A inscrição é gratuita e acontece até o dia 17 de fevereiro por meio deste formulário.

O projeto é desenvolvido pela Diretoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (DPCD) da Prefeitura de Salvador. As aulas terão início no dia 17 de março e acontecerão na Faculdade Unopar | Anhanguera, na unidade Cajazeiras. De acordo com Daiane Pina, diretora da DPCD, a iniciativa atende a demanda de mães que são contempladas por um programa de capacitação em empreendedorismo pela pasta.

“Muitas mães me diziam que tinham um filho autista que não tomavam banho por conta da sensibilidade à água fria. Eles não tinham acesso à água quente porque a resistência do chuveiro havia queimado e não tinham dinheiro para consertar ou esquentar a água no fogão, porque o gás é caro. Então, eu decidi escrever o ‘Reformar é com ELAS’, que vai ajudar as mulheres em três etapas”, destaca.

A primeira etapa consiste em ensinar serviços elétricos a essas mulheres, o que inclui tarefas como trocar e fazer extensão, trocar resistência, chuveiro e tomada, e instalar lâmpada. O segundo módulo do curso é voltado ao básico da construção, explorando o método de pintar e emassar paredes, além de lixar e rebocar. Por último, as mulheres aprenderão a colocar piso e revestimento.

Para Daiane Pina, o curso é uma oportunidade de emancipar essas mulheres. “Tivemos, na primeira turma, 45 mulheres, que hoje mandam relatos e fotos da casa pintada e do chuveiro trocado. Ficamos muito felizes porque, de fato, a nossa intenção é de facilitar a qualidade de vida dessas mulheres. Reforço que todas as mulheres que tenham deficiência e qualquer mãe ou parente que cuide de PCDs podem se inscrever de maneira gratuita. Não cobramos nada, nem o material para elas executarem a parte prática”, reitera.

Empreender é com ELAS

O projeto Reformar é com ELAS é um desdobramento de um outro projeto que auxilia as mulheres cuidadoras de PCDs. Trata-se do ‘Empreender é com Elas’, um programa que surgiu em 2023 com o objetivo de auxiliar mães de pessoas atípicas a conseguirem conciliar a jornada de cuidadora com a carreira profissional.

O intuito da ação é capacitar as mulheres a empreender e ampliar a fonte de renda familiar, bem como melhorar a qualidade de vida e saúde. “A ideia surgiu a partir da escuta de mulheres que são mães de pessoas atípicas e de mulheres com deficiência, porque ambas recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que equivale a um salário-mínimo. Só que, para receber esse BPC, elas tinham que ter uma renda mínima, abaixo de R$ 250 aproximadamente”, conta Daiane Pina.

As mulheres se queixavam que o valor não era suficiente para comprar todos os remédios e arcar com custos essenciais, como transporte para centros médicos. Com o projeto, elas puderam aprender a empreender em diversas áreas, aproveitando o talento para cozinhar, costurar e bordar.

Mais de 300 mulheres já foram capacitadas em cursos diversos, como salgados comerciais, acarajé e abará, doces finos, corte e costura, tranças afro, auxiliar de cozinha e comida japonesa. Elas também receberam capacitação em planejamento, precificação de produtos, posicionamento de marca, divulgação em redes sociais e fotografia de produtos. As atividades foram ofertadas pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através do programa do Vida Nova.

O programa ‘Empreender é com Elas’ tem inscrições abertas o ano inteiro. As capacitações estão disponíveis nos turnos matutino e vespertino, e oficinas são ofertadas periodicamente pela Sempre.