Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gilberto Barbosa
Publicado em 23 de dezembro de 2024 às 17:50
A corrida pelo presente de Natal movimentou os shoppings de Salvador nesta segunda-feira (23). Para evitar a lotação característica dos finais de semana e horários de pico, os clientes correram para fazer as compras natalinas, fugir das filas e garantir a tranquilidade antes do Natal já nas primeiras horas da manhã.
O final da manhã foi movimentado no Shopping da Bahia, com clientes chegando cedo para aproveitar o baixo fluxo de pessoas. Uma delas foi a servidora pública Francinea Silva, 52 anos, que chegou por volta das 9h para comprar presentes para os familiares. “Eu queria evitar o tumulto, porque a gente fica nervoso e desiste de comprar. Como eu já sabia o que queria, não perdi tempo procurando coisas no shopping. A fila está um pouco grande porque algumas pessoas tiveram a mesma ideia, mas foi tudo tranquilo”, disse.
Outro que chegou cedo no centro comercial foi o professor Gustavo Melo Cerqueira, 50 anos, que foi com a esposa e os filhos para fazer as últimas compras antes do Natal. “Quando chegamos, estava tranquilo para estacionar e escolher presente. Apenas as filas que estavam com um fluxo maior. Chegamos nesse horário justamente para pegar o horário mais vazio possível e comprar as coisas que ficaram para um último momento”, afirmou.
Por volta das 12h, o movimento no shopping ficou mais intenso com as pessoas que aproveitaram o horário de almoço para adquirir seus itens natalinos, como a promotora de vendas Lane Santana, 55. “Eu ainda não tinha conseguido fazer as compras porque estava viajando. Meus colegas me alertaram para ir o mais cedo possível porque o shopping deve ficar lotado de noite. Até agora, não tive muitos problemas com filas ou lojas cheias”, falou.
Outro ponto com movimento foi o Shopping Salvador. A professora Lucia Fernanda Santos, 57, chegou no local por volta das 11h e não teve dificuldades para adquirir o que desejava. “A ideia era ver como estava o movimento. Se o shopping estivesse cheio, nós iríamos embora, mas o movimento está tranquilo, como se fosse um dia comum”, relatou.
O cenário é diferente do que foi visto no último fim de semana, onde os clientes lidaram com longas filas e dificuldades para fazer as compras. A escritora Yasmin Oliveira, 22, foi ao shopping na tarde da última sexta-feira (20) e descreveu o local como um ‘formigueiro’. “Fui com minha mãe e estava muito lotado, com filas muito grandes. Passamos em quatro, cinco lojas e desistimos de comprar em algumas delas porque a fila estava imensa. Fomos naquelas que pareciam mais vazias e conseguimos comprar algumas coisas. Em outras, preferimos não insistir e deixamos para outro dia”, lembrou.
Horário estendido
Quem quiser fazer suas compras natalinas nesta segunda poderá aproveitar os centros comerciais soteropolitanos, que funcionarão em horário estendido. O Salvador Shopping, o Shopping Bela Vista e o Shopping Paralela estarão abertos até às 00h. O Salvador Norte Shopping, o Parque Shopping Bahia e o Boulevard Camaçari abrem até as 23h. O Shopping Center Lapa funciona até as 20h30 e o Shopping Piedade até as 21h. Já o Shopping da Bahia terá um plantão especial de 32 horas, das 9h do dia 23 até as 18h do dia 24.
“Esse plantão é uma marca importante para nós, porque criamos uma ação que se tornou exemplo no varejo nacional. Nossa expectativa é receber um grande público nas 32 horas de funcionamento. Por isso, preparamos ações que possam engajar os comerciários, lojistas e nossos clientes e gerar os melhores resultados”, declarou a gerente-geral do Shopping da Bahia, Karina Francisquinho.
*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro