Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Wendel de Novais
Publicado em 22 de janeiro de 2024 às 09:48
O corpo de mais uma vítima do acidente de barco em Madre de Deus foi encontrado na manhã desta segunda-feira (22). O corpo foi encontrado no canal de corrente na saída da Ilha de Loreto.
De acordo com as primeiras informações, a vítima seria uma mulher identificada como Hayala dos Santos Conselho, 33 anos. Com isso, o número de mortos no acidente sobe para seis. 40 bombeiros estão atuando nas buscas na Baía de Todos-os-Santos.
"O bote encontrou um corpo agora, e já estamos deslocando esse corpo para o hospital, foi encontrado no canal de corrente. Ainda temos duas pessoas desaparecidas, pelas nossas contas", disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Adson Marchesini.
O corpo de Hayala foi levado ao Hospital Municipal de Madre de Deus, onde foi identificado por familiares. No interior e na frente da unidade, muitas pessoas, entre familiares, amigos e conhecidos, estavam inconsoláveis com a tragédia e a morte de Hayala. Em estado de choque, os parentes da vítima preferiram não gravar entrevista.
Em nota divulgada na madrugada desta segunda-feira (22), a prefeitura lamentou o acidente e disse que o Hospital Municipal prestou atendimento às vítimas. "A Prefeitura está aguardando informações das polícias Civil e Militar, bem como da Capitania dos Portos da Bahia, que seguem apurando os fatos", diz trecho da nota.
Testemunhas contam que houve uma confusão e o barco teria virado. Segundo informações da prefeitura, entre os primeiros corpos encontrados há três mulheres, um homem e uma criança. Não há número exato de pessoas que estava na embarcação.
Segundo informações da Marinha, uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) foi enviada ao local para conduzir as buscas dos possíveis desaparecidos assim que foi informada sobre o acidente. "O Comando do 2º Distrito Naval está, adicionalmente, reforçando a operação de busca e salvamento com o Aviso de Patrulha "Dourado" e a Lancha de Inspeção Naval Blindada “Guaiúba”, pertencentes ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste", diz a Marinha, em nota.
Participam das buscas uma embarcação da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental - COPPA-PMBA; uma aeronave do Grupamento Aéreo - GRAER; e outras embarcações civis.
Inquérito
Em entrevista à TV Bahia, o Capitão dos Portos da Bahia, Wellington Lemos Gagno, informou que um inquérito foi aberto para investigar as causas e responsabilidades sobre o acidente. "Um inquérito para apuração de incidentes de fatos de navegação já foi aberto e vai apurar as prováveis causas do acidente e responsáveis", disse. Ele ressaltou que a embarcação é do tipo saveiro, na categoria 'esporte e recreio' e não poderia transportar passageiros.
"É uma embarcação tipo saveiro, categoria esporte e recreio, é uma embarcação para recreação da pessoa. Não poderia transportar passageiros de forma comercial", afirmou. Ainda segundo o capitão dos Portos, a embarcação tinha mais de 11 passageiros no momento do acidente.