Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 22 de fevereiro de 2024 às 15:50
O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) divulgou uma nota repudiando o ato de racismo sofrido por uma enfermeira que realizava uma auditoria na Maternidade Otaciana Pinto, em Itabuna, na quarta-feira (21).
Segundo a denúncia, o médico obstetra Luiz Leite disse para a profissional, que é negra: "Se você é bonita desse jeito é porque tem sangue de branco". O Coren classificou a fala de discriminatória e disse que a atitude "é inaceitável e vai contra os princípios éticos e humanos que regem a prática da saúde".
Em nota, o Coren diz que os profissionais dedicados da enfermagem "merecem respeito e igualdade em seus ambientes de trabalho. Nenhum profissional deve ser submetido a discriminação, seja ela racial ou de qualquer outra natureza". A enfermeira formalizou uma denúncia contra o médico, que foi preso em flagrante.
"O Coren-BA solidariza-se com a enfermeira, oferecendo apoio neste momento delicado. Estaremos acompanhando o desdobramento do caso", diz o conselho.
Após a prisão, o obstetra foi encaminhado para o Conjunto Penal de Itabuna. A advogada dele nega a acusação ao dizer que teria sido um elogio para a enfermeira.