Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Contenção de encosta é entregue em Brotas

Outras 32 obras desse tipo estão em execução pela prefeitura

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 6 de dezembro de 2024 às 12:51

Obra foi entregue nesta sexta-feira (6)
Obra foi entregue nesta sexta-feira (6) Crédito: Valter Pontes/Secom PMS

Uma nova contenção de encosta foi entregue, pela prefeitura de Salvador, na rua Emílio Couto, no bairro de Brotas, nesta sexta-feira (6). A estrutura tem área de 860 m² em solo grampeado, sistema de drenagem e gramado. O objetivo é estabilizar o talude que oferecia risco de deslizamento para a comunidade local. O investimento total foi de R$2,8 milhões.

Atualmente, 32 obras estão em execução e 45 outras serão iniciadas. “Entregamos a proteção de encosta de número 542. Na última década, investimos muito para proteger áreas de risco como essas em nossa cidade. Há mais de 20 anos, os moradores daqui da região aguardavam por uma solução como essa. Fizemos uma vistoria, garantimos os recursos para o projeto e autorizamos o início da obra, que hoje garante mais tranquilidade para as famílias”, disse Bruno Reis.

A contenção na rua Emílio Couto foi executada pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop). O processo teve início com o reforço do terreno por meio da inserção de barras metálicas (os chamados grampos), que são instaladas horizontalmente ou em ângulo dentro do solo.

Depois, uma camada de concreto foi aplicada na superfície para proteger a área, garantindo a segurança da estrutura. O método inclui ainda a implementação de sistemas de drenagem para evitar o acúmulo de água, que poderia comprometer a estabilidade do solo.