Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Conheça o novo parque com visitação gratuita inaugurado em Salvador

Equipamento de área verde tem 13,8 mil metros quadrados

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 13:34

Parque foi inaugurado no Bonfim
Parque foi inaugurado no bairro do Bonfim Crédito: Divulgação Betto Jr./Secom PMS

Foi inaugurado, nesta quarta-feira (15), um parque urbano voltado para a conservação da Mata Atlântica, em Salvador. O Centro de Interpretação da Mata Atlântica (Cima) é localizado no Bonfim e conta com área verde de 13,8 mil m². O equipamento será utilizado para preservação, lazer e receberá ações educativas. 

O projeto envolveu requalificação de uma área verde localizada na Rua Baden Powell, no Bonfim, ao lado do Hospital Municipal do Homem (HMH). O investimento total para a implantação da estrutura foi de R$ 10 milhões.

A visitação será gratuita e administrada pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis). O espaço ficará aberto ao público de terça a sábado, das 8h às 17h. O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). 

Bruno Reis plantou uma árvore durante a inauguração do novo parque
Bruno Reis plantou uma árvore durante a inauguração do novo parque Crédito: Betto Jr./Secom PMS

"Nos últimos anos, a nossa marca foi a implementação de novos parques, e a recuperação dos que já existiam. Também a urbanização de diversas lagoas, e a preservação de mais de 16 mil quilômetros quadrados de Mata Atlântica em nossa cidade. Há um ano, entregamos o Viveiro de Restinga, lá em Stella Maris. Agora, estamos entregando este centro”, destacou o prefeito Bruno Reis. 

O espaço terá uma sede do centro cultural Boca de Brasa, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos (FGM). "O Centro terá uma sala imersiva, algo que não existia em Salvador até então. Teremos projeções, biblioteca, cafeteria e sala de música. O equipamento é uma entrega fundamental para a população e mostra o comprometimento com a pauta ambiental", celebrou Ivan Euler, titular da Secis. 

O parque

O Centro de Interpretação da Mata Atlântica possui viveiros de mudas, edificações modulares para salas de aula, biblioteca, café, mirante, espaço administrativo e módulo para eventos de pequeno porte.

As instalações levaram em conta a sustentabilidade ambiental, tendo painéis para a geração de energia solar, tetos verdes, iluminação natural e ventilação cruzada. O espaço ganhou uma estátua de Charles Darwin, naturalista britânico e biólogo criador da Teoria da Evolução das Espécies.