Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Confira dicas para aguentar o calor neste feriado da padroeira da Bahia

Especialistas explicam a importância de se manter hidratado e usar proteção solar

  • Y
  • Yasmin Oliveira

Publicado em 8 de dezembro de 2023 às 05:00

Festa de Santa Bárbara reuniu multidão no Pelourinho
Festa de Santa Bárbara reuniu multidão no Pelourinho, e alguns fiéis passaram mal Crédito: Marina Silva/ CORREIO

Esquecer o protetor solar em casa não é uma opção nesta sexta-feira (8). Com a temperatura máxima chegando aos 30°C, segundo o Climatempo, durante as festividades em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, especialistas reúnem dicas para aproveitar a festa e aguentar o calor no feriado. Em dezembro, ainda terá a festa de Santa Luzia, na próxima quarta-feira (13), e a Festa de Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes, no dia 31.

As aglomerações ao ar livre podem oferecer riscos à saúde, principalmente quando o quadro de desidratação pode subir em questão de horas. Os riscos de uma exposição excessiva ao calor podem levar à insolação, exaustão, desidratação, e essas condições podem causar sintomas como tontura, fraqueza, fadiga, cansaço, desmaio, dor de cabeça e náuseas. 

A dermatologista Marília Acioli relembra que nas festas populares também é necessário se proteger contra a exposição solar direta. “O ideal é não se expor diretamente ao sol todo o tempo e procurar áreas de sombra. Além disso, a proteção da pele com roupas com tecidos leves, chapéus e bonés é extremamente efetivo. Existe o risco de queimadura solar, que pode causar inflamação na pele, e concomitantemente o risco de desidratação”, reforça a especialista.

A nutricionista Carolina Dias avisa da importância de se manter hidratado. A quantidade de água por dia é fundamental para aguentar o calor. “A gente pode calcular a quantidade de 35 ml 'vezes' o seu quilo corporal para saber a quantidade certa”, contou.

As garrafas de água vão ser aliadas nesse momento. A ingestão de líquidos precisa ocorrer em abundâncias. Evitar o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas é necessário, ambas as substâncias causam desidratação por aumentar a quantidade de urina no corpo. Além da ingestão de alimentos leves com rápida digestão.

Carolina ressalta que é importante saber sobre os sintomas de uma desidratação para que ela seja evitada. Uma urina muito escura significa pouca ingestão de líquido, e por isso nunca se deve ignorar a sede. “A pele seca, olhos desidratados e a boca seca são sintomas de desidratação. Em casos mais severos, até muita dor de cabeça também pode ser um sintoma, além da irritabilidade e o mau humor”, listou a nutricionista.

*Com orientação da subeditora Monique Lôbo