Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Confira 15 dicas do professor Jubilut para o segundo dia de Enem

Segunda etapa do exame contará com assuntos de Matemática e Ciências da Natureza

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 8 de novembro de 2024 às 17:50

Alunos do colégio Galois em sala de aula na preparação dos últimos dias antes da prova do Enem 2024
Alunos do colégio Galois em sala de aula na preparação dos últimos dias antes da prova do Enem 2024 Crédito: José Cruz/Agência Brasil

Ainda há tempo de encontrar melhores estratégias para se sair bem nas provas de Matemática e Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? O professor Paulo Jubilut, criador do Aprova Total – plataforma dedicada a preparar estudantes para os vestibulares – diz que sim. Para o segundo dia de avaliação, no próximo domingo (10), Jubilut separou 15 dicas essenciais.

Nessa próxima etapa, os candidatos enfrentarão 90 questões, com a disponibilidade de 5h. A prova de Ciências da Natureza abrange os conteúdos de Biologia, Física e Química, enquanto a de Matemática aborda exclusivamente a Matemática e suas Tecnologias.

Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h, no horário de Brasília. O candidato pode deixar a sala de prova a partir das 15h30. No entanto, para sair com o caderno de prova, deve esperar até os últimos 30 minutos de avaliação.

Para quem está pensando em faltar o segundo dia porque acha que não foi muito bem no primeiro, o professor aconselha a repensar. “Esse não é o momento de desistir! Existem diversos fatores, como a TRI, que tornam a nota difícil de prever. Minha sincera orientação é que abstraiam o desempenho do primeiro dia e façam o segundo focados, sem se preocupar com os resultados anteriores”, reforçou Jubilut. 

Jubilut ainda orientou como ter calma e concentração no dia da prova. "Chegar com antecedência para evitar a correria e causar estresse; ler atentamente todas as questões; começar a prova pela disciplina que tem mais facilidade para ganhar autoconfiança; usar técnicas de respiração, a que ensino aos meus alunos é a 4-4-8, que funciona da seguinte forma: inspire por 4 segundos, segure por 4 segundos e expire em 8 segundos", pontuou.

O professor também aconselha os alunos a não chutarem. "A TRI (Teoria de Resposta ao Item) avalia a consistência das respostas, de modo que acertar questões difíceis e errar questões fáceis pode indicar um chute, reduzindo a pontuação. Por isso, em caso de dúvidas, elimine as alternativas mais óbvias de estarem erradas e tente resolver a questão novamente. Com menos alternativas, a chance de errar é menor", concluiu. 

Para ajudar os alunos nesta etapa, a plataforma Aprova Total levantou 15 dicas práticas para o momento da prova. Confira!

Biologia

1. Como o Enem é uma prova muito contextualizada, a leitura do texto de apoio não garante que o aluno saiba qual o tema da questão. O ideal é ganhar tempo lendo primeiro o comando e, depois, o texto, para saber no que prestar atenção durante a leitura.

2. O comando também vai ser muito importante ao analisar as alternativas, pois pode haver opções que não estão incorretas, mas que não respondem exatamente ao que o comando pede.

3. O Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a pontuação. A TRI avalia a consistência das respostas, de modo que acertar questões difíceis e errar questões fáceis pode indicar um chute, reduzindo a pontuação. Por isso, em caso de dúvidas, é importante priorizar as questões mais simples, pois acertá-las pode aumentar a confiabilidade do desempenho e ajuda a evitar a penalização da TRI.

Física

4. Destaque os dados numéricos do enunciado. Isso vai ajudar a relacionar as informações e raciocinar melhor para entender qual fórmula usar.

5. Atenção as unidades. Além de aumentar as chances de acerto, pode refrescar a memória para lembrar qual é a fórmula.

6. Durante a leitura de uma questão conceitual/teórica ou resolução das etapas de uma questão de cálculo, elimine as alternativas mais óbvias de estarem erradas. Além de aumentar a confiança, vai ajudar a visualizar melhor as opções.

7. Leia o comando atentamente é fundamental. O comando da questão vai servir como guia sobre o que é realmente necessário calcular. Por vezes, o valor obtido em um cálculo não é a resposta final, mas apenas uma parte da resolução.

Química

8. Para otimizar o tempo, comece resolvendo as questões que têm enunciado mais curto e direto. Deixe os exercícios com cálculos ou enunciados mais longos para depois.

9. Algumas questões de Química possuem situações problema que a maioria dos candidatos conhece. Então, ler atentamente o comando é fundamental para encontrar a resposta.

10. Realize a leitura completa do texto base se realmente for necessário.

Matemática

11. Foque no que realmente importa e deixar de lado os detalhes que não fazem diferença nas questões com textos mais longos.

12. Dê prioridade a números e informações relevantes.

13. Leia de forma estratégica, buscando pistas nas próprias alternativas.

14. Para as questões em que as alternativas estão com valores distantes entre si, use a estimativa. Arredonde os números e evite cálculos excessivamente detalhados.

15. Por fim, administre bem o tempo, questões mais fáceis devem ser realizadas primeiro. Marque as questões mais difíceis de Matemática para resolver depois.