Concurso vai eleger a melhor moqueca da Bahia em 2023; Veja como se inscrever

Chefs de 13 regiões turísticas da Bahia vão disputar prêmio em duas etapas entre 25 de outubro e 3 de dezembro

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 29 de setembro de 2023 às 18:53

Concurso foi lançado nesta sexta-feira no Sesc-Senac Pelourinho Crédito: Marina Silva/CORREIO

Do extremo-sul até a capital, em uma região ou outra e, principalmente, no litoral, a moqueca é elemento cativo nos cardápios de bares e restaurantes de toda a Bahia. E tem moqueca de todo jeito: de peixe, de frutos do mar, de bucho e até de jaca. Dentro de sua diversidade, o prato é bem fácil de achar. Difícil mesmo é saber qual é o melhor. A resposta, porém, deve chegar no dia 3 de dezembro, na final do Concurso da Moqueca Baiana 2023, que vai celebrar a melhor versão do prato.

O concurso, que acontece em duas etapas e foi lançado nesta sexta-feira (29), vai reunir as melhores moquecas - escolhidas em votação popular na internet na primeira fase - das 13 zonas turísticas do estado em uma evento de cozinha ao vivo onde chefs renomados vão coroar a melhor moqueca da Bahia e, claro, do mundo. A disputa é realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel) e tem o patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur). Para se inscrever, basta acessar o site criado para o concurso.

A chef Tereza Paim vai compor o júri técnico na segunda fase. Ela entende o concurso como um caminho interessante para dar destaque a um dos principais pratos da gastronomia do estado. "Vivemos fortemente de turismo. E o turismo para gastronomia corresponde a 25% das escolhas dos viajantes. As pessoas chegam aqui, basicamente, atrás de acarajé e moqueca. Então, é importante que a gente impulsione e incentive que a Bahia toda faça moqueca", fala ela, que é também embaixadora do concurso.

Além de Tereza, as chefs Nara Amaral, Andréa Nascimento e Leila Carreiro serão embaixadoras e juradas do concurso. Nara cita o lugar da moqueca entre os melhores pratos do mundo no quesito cozinha tradicional, segundo o Taste Atlas. "O que fomenta esse movimento é o fato da moqueca ocupar o 18° lugar entre os 25 melhores pratos do mundo. É um orgulho imenso para quem trabalha com isso por aqui. As pessoas têm preconceito com dendê, mas, quando chega aqui, o que elas querem provar de verdade é o dendê, que remete a nossa cultura", fala.

Tereza, Nara, Andréa e Leila, da esquerda para a direita Crédito: Marina Silva/CORREIO

A primeira etapa do concurso, que é de votação popular, começa no dia 25 de outubro e vai até 12 de novembro. Após isso, os finalistas serão divulgados em 15 de novembro. A segunda etapa acontece entre 30 de novembro e 3 de dezembro. O evento de encerramento e premiação acontecerá em Salvador, reunindo todos os finalistas em uma celebração que incluirá demonstrações culinárias, arranjos produtivos e espaço para artesanato.

Leandro Menezes, presidente da Abrasel na Bahia, aponta que a competição é uma forma de valorizar a moqueca e mostrar a sua importância para o cenário gastronômico do estado. Ele comenta ainda sobre o papel das embaixadoras.

"Esse concurso é um grande festival. Se apresenta como uma estrutura para valorizar as moquecas feitas em todas zonas turísticas da Bahia. As chefs vão ter um papel de trazer um clima amistoso para o concurso com o objetivo principal de demonstrar o valor cultural do prato", diz.

Ainda de acordo com Leandro, o resultado final do concurso vai servir de arcabouço para produção de outros materiais que valorizem os destinos e os restaurantes inseridos neles. "A gente quer fazer um mapa, um roteiro da moqueca na Bahia. O concurso, que vai seguir nos anos seguintes, vai ajudar a fazer esse mapeamento e identificar a cultura gastronômica em um de seus mais importantes símbolos em diversos cantos do estado", completa ele.

Leandro Menezes, presidente da Abrasel Crédito: Marina Silva/CORREIO

Presente no lançamento do concurso, Maurício Bacelar, titular da Setur, mostrou animação com o evento e falou sobre o impacto da gastronomia para o turismo no estado. "A gastronomia é o terceiro maior motivo de viagens e a Bahia tem uma gastronomia rica e diversificada. Vem desde a culinária do sertão, passando pela do recôncavo e chegando também a da costa. Esse setor movimenta o turismo e vejo o evento como um estímulo para que os chef aprimorem seu trabalho", diz.

Além de receber o título de melhor moqueca da Bahia, o/a chef que ganhar o concurso vai receber outros prêmios que ainda não foram revelados. À frente da gastronomia, segundo a Setur, só cultura e natureza são mais comuns como motivos de viagem.