Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Comer carboidrato engorda? Entenda o que pode entrar na dieta para manter o peso equilibrado

Nutricionista clínica dá explicações sobre consumo de carboidrato

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 6 de abril de 2025 às 10:00

Os carboidratos são essenciais para as atividades básicas do corpo humano e devem fazer parte das dietas (Imagem: New África | Shutterstock)
Os carboidratos são essenciais para as atividades básicas do corpo humano e devem fazer parte das dietas  Crédito: Imagem: New África | Shutterstock

É muito comum ver pessoas planejando dieta - sem auxílio de nutricionista - com cortes exagerados de carboidrato. Pão? Fora do cardápio. Arroz? também não entra na lista. Mas, afinal, comer carboidrato engorda?

Bom, a resposta é simples. Carboidrato engorda quando é consumido além das necessidades diárias. Quem diz isso é a nutricionista clínica Carine Oliveira. "Um pão, por exemplo, tem em torno de 140kcal. Se sua necessidade diária é de 2000kcal, não é o pão de forma isolada que vai te fazer engordar", explica.

O problema é o excesso. "Se você consome alimentos fontes de carboidrato várias vezes ao dia (pães, biscoitos, farinha, entre outros), ao final do dia poderá ter consumido mais do que deveria e, por isso, os carboidratos podem favorecer o ganho de peso", continua Carine.

Para uma dieta considerada normal, quando o paciente não tem uma doença específica, como diabetes, o consumo de carboidrato deve ser em torno de 50 a 60% do total de calorias da alimentação. "Mas, de maneira geral, quando não é possível fazer esse cálculo, é melhor prestar atenção no tipo de carboidrato e na combinação com outros tipos de alimentos do que especificamente na quantidade", diz.

O que pode entrar é o que pode ficar de fora da dieta pra manter o peso equilibrado?

"Para manter o peso dentro de limites saudáveis, é recomendável consumir 3 a 4 porções de vegetais diariamente, carnes magras, raízes em substituição aos alimentos fontes de carboidratos refinados, como pães e biscoitos", orienta Carine. Também é recomendado evitar alimentos ultraprocessados, tais como linguiça, salsicha, presunto, refrigerantes e biscoitos. "Alimentos que, por serem ricos em açúcar e gordura, possuem grande quantidade de calorias por porção", finaliza.