Comenda Maria Quitéria homenageia Mãe Hilda Jitolu, matriarca do Ilê Aiyê

Dete Lima, filha mais velha de Mãe Hilda, recebeu as condecorações

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2024 às 22:14

Comenda Maria Quitéria é entregue a Mãe Hilda Jitolu e Dete Lima
Cerimônia da Comenda Maria Quitéria foi nesta quarta-feira (21)  Crédito: Divulgação

A Câmara Municipal de Salvador entregou na noite desta quarta-feira (21) a Comenda Maria Quitéria para Mãe Hilda Jitolu (in memoriam) e a filha dela Dete Lima. A comenda é considerada a maior honraria da Câmara e tem como objetivo reconhecer o trabalho de mulheres para a cidade de Salvador.

Mãe Hilda Jitolu foi ialorixá e uma das fundadoras do terreiro Ilê Axé Jitolu localizado no bairro do Curuzu. Mãe de Vovô do Ilê, ela também participou da criação do bloco Ilê Aiyê em 1974, sendo a responsável por escolher o nome do bloco. Mãe Hilda faleceu no dia 19 de setembro de 2009 aos 86 anos.

Dete Lima é a filha mais velha de Mãe Hilda Jitolu e atua como diretora artística do bloco, sendo responsável, há 50 anos, por produzir os figurinos dos integrantes e das Deusas e Rainhas do Ébano.

“Receber essa comenda é algo muito valioso e de grande importância. É o reconhecimento de 50 anos de resistência e de luta pela igualdade, pelo empoderamento e pela sabedoria. É muito importante a valorização do trabalho que vem sendo executado no Mais Belo dos Belos pela valorização das mulheres negras. Viva a Mãe Hilda Jitolu pela sua luta, sua resistência e seu ensinamento”, exaltou Dete Lima.