Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 11 de setembro de 2024 às 22:06
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) se reuniu com o prefeito de Cairu após um incêndio atingir quatro estabelecimentos na Segunda Praia, em Morro de São Paulo, na noite de terça-feira (10). Os bombeiros levaram cerca de 1h30 para chegar ao município. A reunião discutiu questões relacionadas à segurança do local, que não tem unidade própria do Corpo de Bombeiros.
O coronel BM Adson Marchesini e o prefeito Hildécio Meireles discutiram medidas preventivas e ações estratégicas, marcando encontros com comerciantes, empresários e a sociedade civil. A ideia é realizar campanhas educativas de conscientização da população acerca de incêndios.
O incêndio, ocorrido na noite de terça, atingiu quatro estabelecimentos, chegando ao Madalena Tur, o restaurante Top Grill e uma casa.
Sem unidade de bombeiros na ilha, eles demoraram mais de uma hora e meia para chegar ao local, e o fogo foi controlado por uma força-tarefa dos moradores. Usando mangueiras e baldes de água do mar, os cidadãos evitaram maiores danos, e o incêndio não deixou mortos ou feridos.
“Vendedor de picolé, morador, familiares... todo mundo se mobilizou para combater um incêndio. Foi um exemplo de muita solidariedade. É muito triste, porque é uma perda grande, mas o que tem de bom aqui é que todo mundo se une para ajudar. A comunidade que chegou primeiro e deu um belíssimo exemplo. Em uma questão de horas, o fogo foi resolvido”, disse uma moradora.
Ainda assim, 26 pessoas precisaram de atendimento por inalação de fumaça, e foram encaminhadas à unidade de saúde da ilha. A Prefeitura de Cairu solicitou a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em São Paulo, mas o tópico não foi definido na reunião.