Comandante é exonerado após agressão a adolescente em festa no interior da Bahia

Mais cinco agentes são investigados; um foi afastado

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2024 às 14:36

Jovem desmaiou após agressão
Jovem desmaiou após agressão Crédito: Reprodução / TV Subaé

O comandante-geral da Guarda Municipal de São Gonçalo dos Campos, no centro norte baiano, foi exonerado após um adolescente de 17 anos ser agredido por guardas municipais em uma festa da prefeitura. A decisão contra Márcio de Oliveira Machado foi publicada do Diário Oficial de quinta-feira (4).

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram quando a vítima é agredida a golpes de cassetete por homens e cai no chão. As imagens ainda mostram o garoto desacordado e sendo socorrido por moradores da região. A festa aconteceu em 2 de julho. 

A investigação municipal também determinou a instauração de Processo Administrativo Disciplinar para apuração das condutas praticadas por outros guardas municipais no evento, conforme consta no Diário. Eles foram identificados como: Luiz Cláudio Pedreira do Nascimento, Gustavo Costa Ferreira, Antônio Bonfim de Jesus Neri, José Roque Soares Filho e Jorge Nei Araújo.

Um deles, o agente Gustavo Costa Ferreira foi afastado pelo prazo de 60 dias, sem prejuízo da remuneração. O objetivo é que, na condição de investigado, “não venha a influir na apuração dos fatos”.

A Delegacia Territorial de São Gonçalo dos Campos também registrou o Boletim de Ocorrência e instaurou investigação. Segundo a Polícia Civil, Já foram solicitadas à Prefeitura a cópia das escalas de serviço da Guarda Civil Municipal no dia da abordagem e as identidades funcionais de cada um dos servidores envolvidos.

Em nota, a prefeitura lamentou o episódio violento e garantiu que tem dado todo apoio e assistência para o jovem, vítima das agressões, e para sua família.