Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Emilly Oliveira
Publicado em 6 de dezembro de 2023 às 22:58
Uma parada natalina com a cara de Salvador marcou a abertura da programação do Natal da capital baiana na noite desta quarta-feira (06), no Centro Histórico de Salvador. Diferente dos últimos anos, em que a festa aconteceu no Largo do Campo Grande, os espaços que ganharam novas cores, luzes e sons este ano foram as ruas do Centro - que seguirão assim até o dia 06 de janeiro de 2024.
Com o tema 'Salvador Brilha com Você', o circuito está decorado com túnel cenográfico, iluminação e sonorização especiais. As janelas do Terreiro de Jesus e do Cruzeiro de São Francisco também estão iluminadas, e uma árvore natalina de LED, com 21 metros de altura, foi montada na Fonte Luminosa da Praça da Sé.
O circuito também conta com projeções mapeadas no Palácio dos Esportes, no Palácio Rio Branco e na Igreja de São Francisco, além da Vila Natalina na Praça da Sé, que está abrigando os comerciantes que já atuam no Centro Histórico. A iluminação natalina funcionará todos os dias, das 17h às 22h.
Segundo o prefeito Bruno Reis, a mudança de localização do Natal de Salvador tem três motivos: "O Campo Grande ficou pequeno para o Natal de Salvador, o período também coincidiu com a execução de algumas obras para o Carnaval, que esse ano começa mais cedo, mas, acima de tudo, porque queríamos fazer algo no Centro Histórico que pudesse ser marcante", disse o gestor.
Para a gerente de negócios, Tânia Silva, 43 anos, que foi para o Pelourinho especialmente para conhecer a nova decoração, a Parada Natalina foi surpreendente. "Um Natal diferente, algo que eu nunca vi acontecer em Salvador. Ver o Papai Noel Negro foi o ponto alto para mim", afirmou ela, que mora em Salvador.
O Papai Noel desfilou da Praça Castro Alves até o Largo do Terreiro de Jesus acompanhado de figuras icônicas para a Bahia, como as baianas, capoeiristas e a turbancista, trancista, dançarina, atriz e líder religiosa, Negra Jhô. O cortejo também foi composto por alas de personagens natalinos e grupos de percussão e orquestra.
As baianas carregavam jarros abastecidos com as tradicionais folhas e água de cheiro e os capoeiristas caminharam desferindo golpes de capoeira. "É uma festa com a nossa cara. Quem imaginaria que isso ficaria tão bom? Pretendo voltar no final de semana", garantiu a vendedora de roupas, Juliana Castro, 35 anos.
O desfile batizado de 'Folias de Papai Noel', reuniu 750 artistas entre carros alegóricos, grupos musicais e artistas circenses. Para quem perdeu a primeira apresentação, haverá mais duas nos dias 9 e 10 de dezembro, sempre às 18h30. Outra versão do desfile é o 'Brincantes de Papai Noel', que ocorre nos dias 16, 17 e 23 de dezembro. A direção artística dos espetáculos é de Eliana Pedroso.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, a intenção é que esse clima faça do Centro Histórico um ponto de encontro para quem visita a cidade e para os soteropolitanos que não costumam frequentar a região.
"O Centro Histórico é o grande ponto de encontro da cidade, a gente está estabelecendo isso cada vez mais, e aqui é o ponto de encontro, onde a gente pode ter uma parada de Natal aberta para a cidade. a gente está reforçando esse movimento de potencialização do Centro Histórico como ponto de encontro para que a cidade se encontre aqui e viva o Natal, a decoração, os artistas, a história, enquanto vive a cidade", disse Tourinho.
Além da parada natalina, a abertura da programação dedicada a época mais solidária do ano contou com uma missa campal celebrada pelo cônego da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, padre Lázaro Muniz e queima de fogos de artifício.
*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo