Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 27 de março de 2024 às 14:39
O Complexo da Gestão Democrática da Educação Conselheiro Valmir Sampaio foi inaugurado nesta quarta-feira (27) em Salvador. A unidade funcionará como um espaço colaborativo, reunindo o Conselho Estadual de Educação (CEE-BA), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-BA), o Fórum Estadual de Educação (FEE-BA) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA).
O novo espaço, situado no bairro do Costa Azul em Salvador, resulta de uma reforma do extinto Colégio Estadual José Tobias Neto, contando com 30 salas, um auditório com capacidade para 130 pessoas, três salas multifuncionais para 50 pessoas cada, um refeitório, estações de trabalho compartilhadas e um plenário para as sessões do Conselho Pleno. Com um investimento de mais de R$ 2,4 milhões, as obras incluíram adequações civis na edificação existente, instalações elétricas, iluminação externa, infraestrutura seca, revestimento de cerâmica, entre outros.
O governador, Jerônimo Rodrigues, destacou a autonomia do complexo e importância de haver um espaço de colaboração entre os órgãos gestores da educação. “Esse é um ambiente autônomo. Aqui nós fizemos uma reforma de quase R$ 3 milhões, construindo ambientes para que quatro entidades tenham a sede própria. Eles se reunirão aqui, porque o Conselho de Educação é quem delibera sobre a abertura de escola, sobre avaliação da educação no estado, é quem fiscaliza um conjunto de regramentos. Então eu estou muito feliz que agora eles tenham uma casa”, comentou.
O objetivo é fortalecer a gestão democrática da educação e promover a qualidade do ensino público por meio de uma abordagem participativa e inclusiva.
Para o presidente do CEE-BA, Paulo Nacif, a inauguração marca um momento histórico para a participação democrática da sociedade na formulação de políticas educacionais. “É uma oportunidade para fortalecermos os laços entre os diversos atores envolvidos na educação, garantindo que as vozes de todos sejam ouvidas e consideradas na construção de um sistema educacional mais justo e eficaz”.