Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Com estoque crítico, Hemoba lança nova campanha para doação de sangue

'Neste Natal, o seu presente pode salvar vidas' é tema da ação

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 11:59

Campanha da Hemoba quer incentivar maior número de doações
Campanha da Hemoba quer incentivar maior número de doações Crédito: Divulgação Yasmim Marinho / Saúde GovBA

A Fundação Hemoba lançou, nessa quarta-feira (18), a campanha natalina que incentiva a solidariedade e destaca a doação de sangue como um presente único e valioso que transforma a vida de quem precisa. O objetivo é mobilizar os doadores durante o mês de dezembro e reforçar o estoque de sangue para as celebrações de fim de ano (Natal e Réveillon).

Uma bolsa de sangue pode servir para até quatro pacientes adultos. O sangue doado pode ser usado para diversos tratamentos, como de lesões graves, câncer ou outras doenças e em diferentes tipos de cirurgias. A campanha de Natal, composta por vídeo, spot e peças gráficas, foi divulgada nas redes sociais da Fundação, com o tema “Neste Natal, o seu presente pode salvar vidas”.

No momento, a Hemoba está com estoque crítico para quase todos os tipos sanguíneos. Em dezembro, geralmente, há uma diminuição dos voluntários à doação, influenciada por vários fatores, como as férias escolares, viagens, feriados prolongados e as festas de final de ano.

Só que o fluxo nas estradas e o risco de acidentes de trânsito crescem, o que aumenta a necessidade de transfusões sanguíneas nas unidades hospitalares. “Apesar do sucesso da Semana do Doador em novembro, pela alta demanda de hemocomponentes e queda no número de doadores em dezembro, estamos com estoque crítico. Apelamos para o espírito de solidariedade da população baiana, principalmente neste período natalino, para que participe desta campanha e faça da sua doação de sangue um presente valioso que ajuda a salvar vidas”, disse Luiz Catto, diretor-geral do Hemocentro da Bahia.

Locais e horários de atendimento

Durante o mês de dezembro, as unidades móveis de coleta estarão na capital baiana no Salvador Shopping e Shopping Bela Vista até 30/12 (exceto nos dias 22, 24, 25, 29 e 31/12), das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço. No período natalino, o Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba) funcionará no dia 23/12, das 7h às 18h30, e em 24/12, das 7h às 13h, enquanto as outras unidades fixas em Salvador estarão fechadas.

No dia 25, a Fundação Hemoba não funcionará. No interior do estado, as unidades atenderão no dia 23/12, das 7h às 13h, e fecharão nos dias 24 e 25/12. Para informações sobre os horários habituais de atendimento das unidades de coleta da Hemoba, os interessados podem consultar o site da Fundação.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.