Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Com estoque crítico de plaquetas, Hemoba inicia campanha para doação regular; veja como

São 73 doações de plaquetas por mês, quando há a necessidade de uma média de 105 doações

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 3 de abril de 2025 às 19:49

Dação
Dação Crédito: Divulgação Sesab

Diante do baixo nível do estoque de plaquetas, a Fundação Hemoba está promovendo uma campanha para mobilizar as pessoas a doarem esse homocomponente de forma regular. São recebidas uma média mensal de 73 doações de plaquetas, quando atualmente há a necessidade de uma média de 105 doações. Em 2024, foram 872 doações no ano.

A transfusão de plaquetas beneficia pacientes em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma e queimaduras, dentre outros.

Na Hemoba, realizam coleta de plaquetas o Hemocentro Coordenador, em Salvador, e a UCT de Juazeiro. Está previsto para este ano que o Hemocentro Regional de Vitória da Conquista também ofereça o procedimento.

A coleta é feita por aférese, quando apenas parte das plaquetas são coletadas em uma bolsa com o auxílio de um equipamento e o restante dos componentes é devolvido ao doador. O processo leva entre 60 a 90 minutos e pode ser realizado uma vez a cada 15 dias, totalizando 24 vezes ao ano. A doação por aférese contém de 6 a 8 vezes mais plaquetas do que uma doação comum e parte delas pode ser doada sem causar qualquer impacto negativo à saúde do doador.

Para doar plaquetas é necessário preencher os mesmos requisitos exigidos para uma doação de sangue, além de ter realizado pelo menos uma doação sanguínea nos últimos 12 meses, não ter utilizado nenhum medicamento que contenha ácido acetilsalicílico (AAS, Melhoral, Sal de Frutas, Engov, Coristina D, Cibalena, Aspirina) ou anti-inflamátorios até sete dias antes da doação e pesar no mínimo 60 kg. No caso de mulheres, somente as nuligestas (que nunca engravidaram) podem doar. É necessário também ter um acesso venoso bastante calibroso, e essa avaliação é feita pela equipe técnica da coleta.