Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Com capacidade para 300 atendimentos/dia, Hospital Municipal Veterinário é inaugurado em Salvador

Unidade de referência conta com 50 leitos e atenderá, inclusive, casos de emergências

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Foto do(a) author(a) Gilberto Barbosa
  • Da Redação

  • Gilberto Barbosa

Publicado em 25 de março de 2024 às 10:40

Hospital Municipal Veterinário
Hospital Municipal Veterinário Crédito: Marina Silva/CORREIO

Quem tem cachorro ou gato de estimação não precisa mais se desesperar em busca de atendimento gratuito em Salvador. Casos de emergências, cirurgia, exames e consultas passarão a ser ofertados gratuitamente para toda a população soteropolitana a partir desta terça-feira (25), com a inauguração do Hospital Municipal Veterinário (HPVet).

Segundo o prefeito Bruno Reis, o hospital terá capacidade de atender até 300 animais por dia. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, mediante a distribuição de 40 fichas, para atendimentos clínicos. Atendimentos de urgência e emergência funcionarão 24 horas, sem a necessidade de senhas, enquanto os demais serviços serão ofertados de segunda à sexta, das 8h às 16h e, aos sábados, das 8h às 12h.

Hospital Municipal Veterinário
Hospital Municipal Veterinário Crédito: Marina Silva/CORREIO

"Esse hospital vai amenizar o sofrimento de milhares de famílias da nossa cidade que não têm recurso e, muitas vezes, estão com o seu animal em casa sofrendo, mas agora terão um atendimento público gratuito e de excelência", disse Bruno Reis.

A estrutura conta com 70 leitos, três consultórios, Raio-X, Centro Cirúrgico, Internação, Fluidoterapia, Infectologia, Sala de Vacina, Sala de Curativo, Ultrassonografia, Farmácia e Laboratório de Análises Clínicas. Por estar próximo ao estádio do Barradão, em dias de jogos, os equipamentos vão funcionar de modo que o atendimento dos animais não seja prejudicado.

Com uma equipe de 40 médicos veterinários, o local atenderá inicialmente cães e gatos, de pequeno, médio e grande porte. Além da consulta, serão feitos exames laboratoriais e de imagem e cirurgias ortopédicas, de tumores e de tecidos moles. Exames de ressonância devem ser disponibilizados em breve. Não há serviço de Samu Pet. Castração e vacinação não serão feitos no hospital. A unidade também conta com uma farmácia que será utilizada para atender os animais internados. Quando sair, o tutor receberá uma receita para comprar os medicamentos em outro local.

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS) será responsável pela administração do equipamento. Segundo a secretária da pasta, Marcelle Moraes, a intenção é ampliar o atendimento para outras espécies de animais. “É um equipamento de extrema importância para a causa animal de Salvador. Esse vai salvar vidas dos animais que os donos não têm condição de arcar com o serviço veterinário”, afirmou.

Hospital Municipal Veterinário
Hospital Municipal Veterinário Crédito: Marina Silva/CORREIO

O local será aberto ao público na próxima terça-feira (26). Ainda assim, alguns tutores procuraram o hospital nesta segunda (25) em busca de atendimento. Um homem levou a sua cachorra alegando que ela estava há dias sem se alimentar. Segundo fontes do HPVet, foi identificado uma secreção na vulva e há suspeita de uma infecção uterina. O animal foi atendido, estabilizado e o tutor deverá retornar no dia seguinte para a realização de exames complementares que vão avaliar a necessidade de cirurgia.

O autônomo Sérgio Martins foi outro que levou a sua cachorra para o hospital. Apesar de não conseguir o atendimento, ele espera reduzir os custos dos cuidados com o animal. "Eu gasto muito com tosa, alimentação, exames. Na última consulta que eu fiz com ela, gastei quase 700 reais em medicamentos", disse

Bruno Reis afirma que a prefeitura tem a intenção de realizar um cadastro dos animais presentes na capital, a partir de dados do CastraMóvel, de clínicas parceiras e do próprio hospital. “O próximo passo é a contratação de uma instituição que possa promover um censo animal em nossa cidade”.

Ainda de acordo com o prefeito de Salvador, é fundamental que essa ideia do atendimento público para os Pets seja replicada no estado. "Desejo que este hospital sirva de exemplo para que outros possam ser instalados na Bahia. A gente sabe que muitos animais sofrem no interior por falta de atendimento", concluiu.

Hospital foi inaugurado nesta segunda-feira (25)
Hospital foi inaugurado nesta segunda-feira (25) Crédito: Valter Pontes / Secom PMS

*Com orientação da subeditora Monique Lôbo