Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Elaine Sanoli
Publicado em 14 de maio de 2024 às 20:25
O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde BA) decretou uma paralisação de 72h em todo o estado, que teve início na segunda-feira (13). Nesta quarta-feira (15), a categoria, que está com indicativo de greve, se reúne em assembleia geral para discutir os próximos movimentos da classe.
De acordo com o Sidsaúde, a paralisação das atividades foi motivada pela falta de reajustes salariais com correção da inflação anual para a categoria. Desde o início do mês de abril a categoria tem pautado 54,25% em perdas salariais, vindo de governos anteriores. Os trabalhadores pedem reajuste de 10% ao governo que, no entanto, sugere a margem de 4%.
"A nossa assembleia deliberou 72h de paralisação, vamos mostrar nossa luta pela Bahia e revelar nossa força. Essa vergonha de proposta de 4%, reajuste salarial, não aceitamos. Fomos anjos e heróis contra a Covid-19, salvamos milhares de famílias e agora o que temos com o governo do povo? Nada, nem um diálogo", afirma a presidente do sindicato, Ivanilda Brito.
Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a paralisação não está afetando o funcionamento de hospitais, policlínicas e centros de referência. "Reiteramos que há um diálogo permanente com todas as categorias, sendo a Secretaria da Administração a responsável pela condução das mesas de negociação com as entidades de classe, contando com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado no que tange a área específica", diz em nota.
Nesta quarta-feira (15), além de manifestação em frente ao Shopping da Bahia, a partir da 8h30, ocorre a assembleia geral da categoria na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud) no bairro de Nazaré, das 15h às 16h.
Em ao menos 15 diferentes pontos do estado os servidores estão se realizando manifestações na porta dos núcleos ou hospitais estaduais. Os atos já foram realizados em Salvador, Feira de Santana, Serrinha, Itaberaba, Irecê, Vitória da Conquista, Itapetinga, Cruz das Almas, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Ilhéus, Itabuna, Amargosa, Seabra e Ibotirama.