Codesal realiza demolição de casarão que abrigou restaurante Colon

O  prédio começou a desabar no final da manhã de ontem (25)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2024 às 12:26

Codesal realiza demolição de casarão que abrigou restaurante Colon
Codesal realiza demolição de casarão que abrigou restaurante Colon Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Nesta sexta-feira (26), teve início a demolição de parte do casarão que abrigou por mais de cem anos o tradicional restaurante Colon, no Comércio. O prédio começou a desabar no final da manhã de ontem (25).

Por se tratar de um prédio tombado, a demolição está sendo feita de forma manual, para preservar o máximo possível da estrutura do século XIX. O processo deve ir até domingo (28), segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal).

“Só está o funcionário içado com um caminhão munck. A princípio, vai ser demolida a parte remanescente do terceiro pavimento. À medida que a demolição for avançando, vamos fazendo a avaliação de qual vai ser a necessidade de demolição”, diz Mahara Sampaio, engenheira civil da Codesal.

De acordo com o também engenheiro da Codesal, Antônio Figueiredo, até então, os dois primeiros andares não oferecem riscos de desabamento, mas a avaliação vai continuar. Caso haja detecção de riscos, os proprietários serão notificados para manter as reparações em dia.

Segundo Bruno Tavares, engenheiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além da demolição, está em curso um processo de fiscalização em desfavor do proprietário do imóvel, para que ele promova a recuperação e a recomposição do edifício.

“Assim como em qualquer outro lugar da cidade, a responsabilidade pela conservação e pelo zelo com seu imóvel é sempre do proprietário. No caso da área tombada é a mesma coisa, mas existe uma responsabilidade maior do proprietário, pelo edifício ser considerado patrimônio cultural nacional”, afirma.