Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Clima de insegurança deixa mais de três mil alunos sem aula em Salvador

Vila Verde, Mussurunga e Rio Sena foram as regiões afetadas

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Elaine Sanoli

  • Wendel de Novais

Publicado em 4 de abril de 2025 às 16:27

Tiroteio começou via central da avenida, poucos antes da Estação Flamboyant do metrô
Imagem ilustrativa: Capsula de bala Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Chega a 3.353 o número de estudantes fora das salas de aula em decorrência da violência em Salvador. A informação foi divulgada pela Secretaria da Educação de Salvador (Smed) nesta sexta-feira (4), que justificou a suspensão das atividades escolares pela "sensação de insegurança". As localidades afetadas foram Vila Verde, Mussurunga e Rio Sena. 

Nas escolas localizadas na região e entorno do Rio Sena, são 2.258 estudantes sem aulas. O transporte público para o bairro chegou a ser suspenso, mas foi reestabelecido por volta das 15h30 desta sexta. Na tarde desta quinta-feira (30), cinco suspeitos morreram durante um tiroteio entre policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e integrantes da facção Comando Vermelho (CV), na localidade conhecida como Campo do Bambu. O grupo armado era liderado por um traficante Adailson França Barros, conhecido por policiais e moradores pelo vulgo de 'Sonic'. O criminoso coordenava ações na área, bem como a segurança do CV.

Já em Mussurunga e Vila Verde, as escolas municipais estão com as atividades suspensas, afetando 1.095 alunos do turno vespertino. Em nota, a Polícia Militar informou que realiza policiamento ostensivo na localidade com equipes da 49ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) "com objetivo de prevenir o cometimento de delitos na região". Os ônibus também pararam de circular na região e não retornaram a normalidade. Segundo a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), o transporte funciona somente até a entrada do bairro, na Avenida Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto).

A localidade vivencia a guerra entre as facções CV e Bonde do Maluco (BDM) pelo domínio do tráfico de drogas, que se intensificou no último mês. No dia 18 de março, após mais uma invasão do BDM, que tenta entrar no bairro que tem atuação do CV há pelo menos quatro anos, uma moradora não identificada foi atingida por uma bala perdida. No dia 25 de março, um suspeito foi morto durante ação da Polícia Militar na localidade de Vila Verde. Ele teria iniciado um tiroteio com os policiais pouco antes de ser atingido.