Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

CIEE oferece mais de três mil vagas de estágio e aprendiz em Salvador

Conheça cursos com mais oportunidades, remuneração e como concorrer

  • Foto do(a) author(a) Saulo Miguez
  • Saulo Miguez

Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 10:58

A AeC é reconhecida como grande empregadora de jovens, muitos deles em busca do primeiro emprego
Imagem Ilustrativa Crédito: shutterstock/reprodução

Para os jovens que estão em busca da primeira oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) realiza, nesta terça-feira (20), o evento Maratona de Vagas.

Serão oferecidas 3315 vagas, sendo 2502 para estágio de nível superior e outros 813 de aprendiz. O valor médio da bolsa de estágio é de R$ 700, enquanto a remuneração dos aprendizes leva em consideração o salário hora, de R$ 6,42, e a quantidade de horas semanais trabalhadas, que pode variar de 20 a 30.

As vagas são empresas privadas e órgãos públicos que funcionam em Salvador e na Região Metropolitana. Os candidatos a aprendiz devem estar cursando ou terem acabado de concluir o ensino médio. Já os postos de estágio serão preenchidos por estudantes devidamente matriculados em cursos de nível superior.

A Maratona acontece no edifício CEMPRE, na Av. Tancredo Neves, das 9h às 15h, com o atendimento será feito por ordem de chegada. Os perfis dos candidatos serão analisados, eles receberão dicas de preparação do currículo e o objetivo é que saiam de lá já encaminhados para uma entrevista.

De acordo com a gerente de atendimento regional Nordeste do CIEE, Érika Araújo, os cursos com mais oportunidades de estágios são os de Contabilidade, áreas administrativas, Direito, Pedagogia, além dos cursos de licenciatura.

"Para algumas áreas, já há oportunidades para alunos do primeiro semestre. Enquanto outros cursos, como Direito, as vagas são a partir do terceiro período", descreveu Érika.

Ela conta ainda que esse é o momento do jovem adquirir experiência e que os contratantes estão em busca de pessoas dispostas a fazer a diferença. "Quando uma empresa insere um jovem que está na faculdade, ele deve ser o funcionário que traz inovação, que desburocratiza. A empresa quer alguém com garra e vontade".

Preparação

Fazer uma boa entrevista é fundamental conseguir uma vaga. Para isso, o CIEE disponibiliza a plataforma Saber Virtual, que oferece cursos gratuitos como Preparação para o mundo do trabalho, Competências comportamentais e Gestão de tempo.

Além da preparação, os cursos geram certificados que podem ser usados como horas complementares nas faculdades. O CIEE disponibiliza ainda o número de Whatsapp (11) 3003-2433, além do aplicativo Meu CIEE, que apresenta dicas de emprego.

60 mil oportunidades em todo o país

A Maratona de Vagas é um evento nacional que celebra os 60 anos do CIEE. Ele acontece em diversas localidades do Brasil e vai oferecer 60 mil oportunidades, com o um maior volume de vagas em São Paulo, Salvador, Natal, Brasília e Goiânia.

A previsão é, ao longo do dia, realizar mais de 35 mil atendimentos em todo o país. Para Rodrigo Dib, superintendente Institucional do CIEE, as celebrações estão apenas começando.

“A nossa missão, desde o primeiro dia de existência, é, e sempre foi, construir soluções e caminhos que aproximam jovens e adolescentes do mundo do trabalho. Hoje, aos 60 anos, não poderia ser diferente”, conta. O aniversário da instituição pautará uma série de ações ao longo do ano.

Desde sua fundação, o Centro de Integração Empresa-Escola, maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, se dedica à capacitação profissional de jovens e adolescentes. A instituição, responsável pela inserção de 6 milhões de brasileiros no mundo do trabalho, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.