Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Cidade baiana registra 11.5ºC; confira menores temperaturas no estado

Estação mais fria do ano começou no dia 20

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2024 às 11:06

Luís Eduardo Magalhães
Luís Eduardo Magalhães Crédito: Divulgação

O inverno chegou e, com ele, as temperaturas vão diminuindo cada vez mais na Bahia. Em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, os termômetros registraram 11.5°C na quarta-feira (26), a menor temperatura registrada neste ano, até agora, no município. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em seguida, aparecem Correntina (12.2°C), Barreiras (12.6°C), - as duas no extremo oeste - Piatã (14.5°C) - no centro sul - e Ibotirama (15.8°C) - no Vale São-Franciscano da Bahia. Piatã, inclusive, chegou a marcar 10.9°C no sábado (22). 

No Brasil, as menores temperaturas são em Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS). Bom Jardim da Serra (SC) chegou a marcar 2.1°C na quarta, enquanto São José dos Ausentes (RS) teve 3.4°C e Bagé (RS), 4.7°C. Apesar do frio em Luís Eduardo Magalhães, a cidade baiana está na 88° posição dos lugares mais gelados do país. 

As temperaturas são reflexo do início do inverno, que iniciou em 20 de junho. A estação será marcada pelo aumento do volume de chuvas no litoral da Bahia, enquanto que o interior do estado enfrentará seca. A diferença entre as temperaturas mínimas e máximas, a amplitude térmica, também aumenta durante a estação.

Cidades baianas devem ter mínimas de 10ºC nos dias mais frios, segundo o meteorologista Aldírio Almeida, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

“O centro-oeste e o norte baiano registram as temperaturas mais baixas, principalmente no decorrer da estação, entre julho e agosto. No início do dia, as cidades do oeste baiano podem ter mínimas de 10ºC. Mas, durante o dia, as temperaturas voltam a subir”, explica o meteorologista. Moradores dos municípios Cocos, Correntina e Luís Eduardo Magalhães, todos na região extremo-oeste, deverão enfrentar as menores temperaturas no estado.