Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cidade baiana foi a que mais choveu em 24h no Brasil, aponta Inmet

Segundo o instituto, choveu 112,2mm na cidade baiana

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 12 de janeiro de 2025 às 10:25

Amargosa vista de cima
Amargosa vista de cima Crédito: Edson Andrade/Divulgação

Amargosa, na Bahia, registrou o maior acumulado de chuvas em 24 horas no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com 112,2 mm no sábado (11). O município baiano liderou o ranking de precipitações, superando outras cidades que também figuram entre as 20 com maiores índices de chuva no país. A informação é do Alô Alô Bahia. 

Outras localidades da Bahia aparecem na lista, com Cruz das Almas registrando 49,8 mm, Caravelas com 47 mm, Ilhéus com 37,8 mm e Salvador com 30,8 mm.

Devido às chuvas intensas, grande parte do estado está em alerta laranja, o que indica riscos elevados. O Inmet alerta para precipitações que podem variar entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm por dia, além da possibilidade de ventos fortes, entre 60 e 100 km/h. A previsão também aponta para riscos de alagamentos, queda de galhos de árvores, corte de energia elétrica e descargas elétricas.

O alerta abrange diversas regiões da Bahia, incluindo Centro-Sul, Vale São-Franciscano, Nordeste, Sul e Centro-Norte baiano, entre outras áreas do estado e do país.

Salvador

De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), nos últimos dois dias foram registrados acumulados de precipitação superiores a 120 mm, um valor bem acima da média climatológica de 79,9 mm esperada para o mês de janeiro.

Os maiores índices de chuva foram observados em locais como a Ilha de Bom Jesus dos Passos, com 123,6 mm; Ilha dos Frades, com 92,88 mm; e Itapuã, com 89,0 mm. O Cemadec informou que as fortes chuvas são provocadas pela formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre a cidade.

Nas últimas 48 horas, o número de solicitações ao serviço de emergência foi de 80, com 29 casos relacionados a ameaças de desabamento e 28 de deslizamentos de terra.