Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 20 de fevereiro de 2024 às 14:18
A chuva que caiu durante a manhã desta terça-feira (20) causou várias ocorrências na capital baiana. Só no boletim de solicitações da Defesa Civil de Salvador (Codesal) são mais 24 notificações para avaliação de imóvel alagado, 15 para ameaça de desabamento e 14 de deslizamento. Vídeos mostram vias inundadas, e os veículos com dificuldade para atravessar os locais. Alguns dos pontos alagados são a saída da Suburbana, um trecho da BR-324 nas proximidades de Águas Claras e a Av. San Martin.
Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal, os maiores acumulados de chuvas registrados nas últimas 03 horas (atualizados às 11h30) foram em Fazenda Coutos (44,8mm), Retiro (42,4 mm), IAPI (40,8mm), e Vila Sabiá (38,8mm) índices acima de 40,0 mm.
A Codesal emitiu um alerta de chuvas moderadas a fortes em Salvador, com risco para alagamento e deslizamento de terra. Em caso de emergência o órgão deve ser acionado pelo telefone gratuito 199.
As fortes chuvas, que atingem a capital baiana nas últimas horas, são causadas por um sistema de baixa pressão, conhecido como cavado, associado a um canal de umidade. Esses fenômenos contribuem para o aumento significativo da nebulosidade e a ocorrência de chuvas.
A reportagem solicitou para a Transalvador informações de vias interditadas, mas não recebeu resposta.
A previsão para quarta (21) é de céu nublado com chuvas moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
Na quinta-feira (22), o céu estará nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo 199.
A Codesal também emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.