Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 20 de fevereiro de 2024 às 19:40
Além das avenidas e bairros de Salvador, as fortes chuvas que atingiram a capital baiana alagaram também o metrô. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram parte da Estação Águas Claras, inaugurada há dois meses, invadida pela água da chuva nesta terça-feira (20).
A CCR Metrô confirmou a ocorrência e informou que o serviço continuou sem interrupção. A empresa também acionou o Poder Concedente - neste caso, Governo do Estado da Bahia - para adotar as medidas necessárias.
A reportagem solicitou para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur) quais serão essas ações para prevenir ocorrências na chuva, mas não recebeu resposta até a última atualização desta matéria.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um alerta de chuvas moderadas a fortes em Salvador, com risco para alagamento e deslizamento de terra (previsão do tempo abaixo). Em caso de emergência o órgão deve ser acionado pelo telefone gratuito 199.
As fortes chuvas, que atingem a capital baiana nas últimas horas, são causadas por um sistema de baixa pressão, conhecido como cavado, associado a um canal de umidade. Esses fenômenos contribuem para o aumento significativo da nebulosidade e a ocorrência de chuvas.
Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), os maiores acumulados de chuvas registrados nas últimas três horas (atualizados às 11h30) foram em Fazenda Coutos (44,8mm), Retiro (42,4 mm), IAPI (40,8mm), e Vila Sabiá (38,8mm) índices acima de 40,0 mm.