Chuva intensa causa alagamentos e deixa moradores do sudoeste baiano desabrigados

Município de Itororó declarou situação de emergência neste domingo (18)

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 13:22

No sudoeste do estado, o município de Itororó declarou situação de emergência neste domingo (18) Crédito: Reprodução/ Blog Itororó Já

Após as fortes chuvas dos últimos dias, municípios da Bahia vivem enchentes, alagamentos e interdição parcial da uma de via. No sudoeste do estado, o município de Itororó declarou situação de emergência neste domingo (18) e suspendeu a volta às aulas para a rede municipal que aconteceria nesta segunda-feira (19).

Desde a última sexta-feira (16), a cidade passa por intensas tempestades que causaram alagamentos em diversos pontos. No decreto 010/2024, a prefeitura argumenta que o “desastre atingiu a classificação de nível II ou de média intensidade”, e que a gestão municipal não consegue gerenciar os danos causados pelo temporal, sendo necessárias intervenções estaduais e federais.

Em um levantamento inicial da Defesa Civil de Itororó, estima-se que cerca de 2054 pessoas foram afetadas pela tempestade, cerca de 12% da população do município. A prefeitura disponibilizou um abrigo no Centro Tecnológico de Educação Profissional (CETEP), que recebeu nove pessoas desabrigadas; outras 11 pessoas deixaram suas residências para ficar em casa de parentes.

Em vídeos publicados pelo portal de notícias local, Itororó Já, moradores saíram de suas casas após a enchente tomar conta dos imóveis.

Nas redes sociais, o prefeito Paulo Rios afirmou que o Governo do Estado foi acionado para estabelecer o fornecimento de alimentos, água mineral, colchões, kits de higiene e kits de limpeza para os desabrigados. Segundo o gestor, a limpeza de bueiros e retirada de entulhos das ruas já está sendo realizada pela prefeitura.

O início do ano letivo foi adiado na sede do município para a próxima segunda-feira (26), podendo ser prorrogado a partir do parecer da Defesa Civil.

No recôncavo baiano, a estrada que liga os municípios de Maragojipe e São Roque do Paraguaçu foi interditada em virtude do desmoronamento da via. Segundo informe da prefeitura de Maragogipe, o trecho da BA-514 “encontra-se intransitável até que evacue toda a água advinda das chuvas”.

No município de Santa Luzia, as aulas também foram suspensas nesta segunda-feira (19). Em Feira de Santana, moradores do bairro Caseb flagraram o momento em que, por conta das chuvas, um jacaré invadiu o perímetro urbano da cidade.