Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 27 de janeiro de 2024 às 10:22
A chuva forte que cai em Salvador neste sábado (27) causou vários transtornos na cidade, com alagamentos e registros de árvores caídas, além de deslizamentos, sendo registrados.
Um deslizamento de terra na região do Ogunjá atingiu um veículo, mas não há informações de feridos.
A região da Avenida San Martin alagada, dificultando a passagem de carros e pedestres. Situação similar foi registrada na região da Bonocô, da Paralela e na Juracy Magalhães. Apesar do transtorno para quem circulava, não houve registro de danos maiores.
No Rio Vermelho, um equipamento da rede elétrica foi danificado pela chuva, deixando a Travessa Prudente de Mores sem energia. A Neoenergia Coelba diz que equipes técnicas foram encaminhadas ao local e o serviço está previsto para ser concluído no início da tarde de hoje.
A Travessia Salvador-Mar Grande suspendeu o transporte das lanchinhas às 8h30, por recomendação da Capitania dos Portos. AAstramab diz que ainda não existe previsão para a retomada das operações.
Até as 9h30 deste sábado (27), a Defesa Civil (Codesal) registrou 39 ocorrências. Foram 12 solicitações por deslizamentos de terra, 7 ameaças de desabamento, 6 ameaças de deslizamentos, 5 desabamentos parciais, uma árvore ameaçando cair, uma árvore caída e uma avaliação de área.
Os maiores acumulados de chuvas registrados nas últimas 12 horas (atualizados às 8h) foram nos seguintes bairros, segundo dados da Codesal:
Previsão
O mau tempo em Salvador é causado por uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) associada a um sistema de baixa pressão (cavado), ao longo da costa de todo Nordeste, Para esse sábado, a previsão é de céu nublado com chuvas fracas a fortes, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
O tempo vai continuar fechado no domingo, mas a chance de chuva deve cair. A, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas a qualquer momento do dia.
A Codesal segue de plantão 24 horas pelo telefone gratuito 199. Além disso, o órgão emite alertas para que a população não seja pega de surpresa. Para receber os boletins de alerta, basta enviar um SMS para 40199 e informar número do CEP. O serviço é gratuito.