Chuva em Ilhéus provoca alagamentos e falta de energia; Codesal segue atenta na capital

A chuva veio acompanhada de muitos raios, trovões e ventos fortes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 10:54

Chuva em Ilhéus provoca alagamentos e falta de energia
Chuva em Ilhéus provoca alagamentos e falta de energia Crédito: Reprodução

As chuvas voltaram a atingir com força o sul da Bahia. Na madrugada desta terça-feira (23), a cidade de Ilhéus registrou 192 mm, o que causou diversos pontos de alagamento nas ruas, quedas de árvores e falta de energia elétrica. A chuva veio acompanhada de muitos raios, trovões e ventos fortes.

Um morador do Pontal relatou ao Correio que, desde o início da manhã de hoje, o bairro está sem energia. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, suspendeu o receptivo para o navio MSC Seaview, que estava previsto para atracar no Porto do Malhado nesta terça-feira.

A prefeitura informou ainda que todas as equipes da Defesa Civil e as secretarias municipais, bem como as forças de segurança estão nas ruas e trabalhando para atender a população.

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

Salvador

Em Salvador, o diretor geral da Defesa Civil (Codesal), Sosthenes Macêdo, informou que está atento ao que vem ocorrendo não apenas na capital, mas em todo o estado e que não vislumbra chuvas muito intensas na cidade, como as que atingem o sul e extremo sul baianos.

"A tendência é que tenhamos hoje entre 10 e 30 mm, amanhã entre 10 e 40. Mas, falamos de tendência e, como têm muitos sistemas acontecendo ao mesmo tempo, por vezes não temos a segurança de previsão desejada", disse.

Ainda de acordo com o gestor, as equipes de monitoramento seguem analisando os dados para municiar equipes de campo. "Hoje tivemos algumas pancadas, mas para agora não tem tanta intensidade como a gente estava esperando".

Sosthenes alerta ainda para o risco de raios e trovões, devido ao sistema com muito calor e pancadas de chuva momentâneas. "No litoral paulista, na segunda-feira (22), houve uma morte por conta de um raio. Então a gente aproveita o espaço para dizer às pessoas que não vacilem e não se exponham ao risco", completou.