Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Esther Morais
Publicado em 9 de janeiro de 2025 às 09:09
A chuva que atinge parte da Bahia, sobretudo o sul, desde o início da semana, deve se espalhar para o restante do estado nesta quinta-feira (9). A previsão é que haja trovoadas e o tempo chuvoso dure até a próxima terça-feira (14).
Em Salvador, as chuvas fortes começam na sexta-feira (10) e seguem com intensidade no fim de semana, segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria. O órgão monitora a situação. Já há áreas do estado sob alerta vermelho - significa grande perigo -, laranja e amarelo.
O aviso acontece devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), faixa de nebulosidade que costuma atuar na Bahia durante o Verão. A ZCAS é composta por uma frente fria, junto com outros sistemas atmosféricos.
Até esta quinta-feira (9) são os municípios do sul da Bahia que estão em alerta máximo. São eles: Caravelas, Ibirapuã, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa e Vereda.
O aviso do Inmet inclui registro de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há grande risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. Cidades do Vale São-Franciscano da Bahia e Extremo Oeste estão em alerta laranja - significa perigo.
A Defesa Civil da Bahia publicou orientações para os moradores das regiões afetadas. Em caso de alagamento, a ordem é não se arriscar em locais inundados, sempre levar os documentos ao sair de casa e buscar abrigo em áreas altas. Para deslizamentos, é importante ter atenção a sinais de perigo, como árvores, postes ou muros inclinados.