Chico Moreira, dono do Porto do Moreira, morre aos 77 anos

O falecimento acontece um ano após o fechamento do restaurante

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2024 às 17:01

Chico Moreira morreu aos 77 anos
Chico Moreira morreu aos 77 anos Crédito: Paula Fróes/Arquivo CORREIO

Dono do tradicional restaurante Porto do Moreira, Chico Moreira morreu nesta sexta-feira, aos 77 anos. O falecimento acontece um ano após o fechamento do restaurante, que funcionava no Largo do Mocambinho. De acordo com a filha de Chico, Cristina Moreira, a morte ocorreu em decorrência de insuficiências renal e respiratória agudas, além de uma hemorragia digestiva. Ainda não há informações sobre quando será o sepultamento.

Chico assumiu a casa após a morte do seu irmão, Antônio, em 2018. O restaurante foi fundado pelo seu pai José Moreira da Silva, em setembro de 1938 e foi frequentado por figuras ilustres da Bahia, como Jorge Amado, Glauber Rocha e Caetano Veloso e encerrou as atividades em 17 de julho de 2023, após problemas financeiros.

O Porto do Moreira foi fundado em 1938, pelo carpinteiro português José Moreira no edifício Marquês de Abrantes, no bairro do Dois de Julho. Em 1966, houve a mudança de endereço para o Largo do Mocambinho, onde funcionou até o seu fechamento. Desde a fundação, o cardápio do restaurante contou com pratos como moqueca de carne, rabada com pirão, mocotó, moqueca de arraia e língua ensopada.

O local foi colocado à venda em 2022 após problemas financeiros agravados com a pandemia de Covid-19. Na época, Chico relatou ao CORREIO que o Porto do Moreira enfrentava dificuldades para fechar as contas, com dívidas que chegavam a R$ 100 mil. “Temos seis funcionários e era para ter menos, mas não tenho como pagar os encargos. O dinheiro foi todo embora. Então é isso, não tem condições de continuar. O movimento do Centro caiu muito, não é mais como antigamente”, disse.

A notícia causou um estardalhaço principalmente entre os frequentadores mais antigos, como Luiz Coutinho, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que criou um grupo no WhatsApp autointitulado “Amigos Porto do Moreira", que juntou mais de 80 integrantes para pensar iniciativas que evitassem o fim do restaurante. Apesar dos esforços, o restaurante fechou as portas em julho de 2023, após 85 anos de funcionamento.