Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Millena Marques
Publicado em 21 de novembro de 2024 às 05:35
A satisfação de assistir a um filme em streaming sem ver aquela bolinha girando enquanto carrega ou de enviar um arquivo pesado sem dor de cabeça é um privilégio dos moradores do bairro do Chame-Chame. Isso porque o bairro tem a banda larga mais rápida de Salvador, de acordo com um levantamento feito pela plataforma MelhorPlano.net, especializada na comparação de planos de telefonia e internet no Brasil, em 118 bairros da cidade.
O estudo, feito com dados dos últimos 12 meses, apontou que a velocidade média de download no bairro é de 339,54 Mbps. Logo atrás do Chame-Chame estão os bairros Horto Florestal (206,93 Mbps), São Caetano (202,37 Mbps), Jardim Armação (201,97 Mbps), e a Pituba (195,64 Mbps). A região administrativa Barra/Pituba, inclusive, agrupa dez dos 20 bairros com as maiores velocidades de banda larga: além do Chame-Chame, Jardim Armação e Pituba, ainda figuram no Top 20 os bairros do Itaigara, Amaralina, Caminho das Árvores, Calabar, Graça, Vitória e Santa Cruz.
Moradora do Chame-Chame há 10 anos, a escritora Mima Oliveira, de 22, ficou surpresa com a posição do bairro no ranking por causa das instabilidades apresentadas pela rede, operada por uma empresa nacional. Apesar do espanto, ela considera o serviço de boa qualidade. “Em dias normais é uma velocidade bem rápida e vejo pouca diferença da velocidade entre a internet cabeada e o celular”, afirmou.
Atualmente, ela trabalha como social media e utiliza o serviço para fazer gerenciamento de redes sociais dos clientes, além de pesquisa por tendências e edição de vídeos. “Sem internet, eu precisaria me deslocar para outro local para trabalhar”, continuou. Com um plano de 350 megabytes, a escritora sente imediatamente quando a rede está comprometida. “Eu sou quase uma dependente química da internet”, finalizou.
Mas afinal das contas, o que significa ter uma velocidade média de download de 339,54 Mbps? De forma simples: esse valor traz tranquilidade para usuários utilizarem o serviço para qualquer finalidade, seja para acessar plataformas de streaming, jogos ou realização de trabalhos acadêmicos. Quem explica isso é o gerente de produto do MelhorPlano.net., Alexandre Martins.
“Os provedores de Telecom estão aumentando a velocidade dos planos base. Atualmente, boa parte das empresas já não oferece pacotes com velocidade menor que 120 Mbps, por exemplo. Uma conexão acima de 100 Mbps, aproximadamente, possibilita que o usuário navegue sem reparar grandes comprometimentos na velocidade”, explica.
Para existir um posicionamento mais agressivo no mercado, as operadoras menores tendem a disponibilizar pacotes com maior velocidade por preços mais acessíveis. Os bairros que possuem esse tipo de provedor, segundo Martins, utilizam essa estratégia para adquirir parte da base de clientes das operadoras nacionais e, por isso, a região administrativa Barra/Pituba acumula o maior número de bairros com internet mais veloz na cidade. “Regiões que têm uma maior concentração desse perfil de provedor acabam apresentando essas médias mais elevadas e esse é o caso dessa região em Salvador”, explicou.
O estudo é feito com base em testes de velocidade coletados no site Minha Conexão. Foram registrados, nos últimos 12 meses, download, upload, ping e o perfil de qualidade da rede de cada usuário, considerando provedor, localização, latitude, longitude e cidade. A pesquisa cruzou os dados de 118 bairros soteropolitanos.
*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro