Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Millena Marques
Publicado em 25 de novembro de 2024 às 17:25
Cerca de 960 focos de incêndio foram debelados na Bahia durante a Operação Florestal 2024, do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA). Mais de 93 municípios foram atendidos pelas equipes em aproximadamente 145 dias de trabalhos.
As equipes foram distribuídas em bases nas cidades de Juazeiro (norte), Vitória da Conquista (sudoeste), Barreiras (oeste), Lençóis (chapada) e Porto Seguro (sul). Além de combater os incêndios, o trabalho preventivo foi intensificado nas regiões. As medidas de prevenção incluíram o monitoramento de focos de calor, treinamentos e distribuição de equipamentos para brigadistas voluntários, entre outras ações.
O major BM Murilo Rocha, coordenador da operação, contou sobre a importância do apoio do helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas da instituição em algumas ocorrências. "Nosso objetivo foi cumprido com sucesso, não tivemos vítimas dos incêndios, conseguimos controlar as chamas. Em algumas foi imprescindível o apoio aéreo, entramos com helicópteros nas ações para auxiliar os militares de campo", esclareceu.
O oficial falou também sobre o direcionamento de equipes para a ‘Operação Chuvas’. "O CBMBA agora se volta para a Operação Chuvas. A tropa está muito bem treinada em ambientes de enchentes, alagamentos e inundações, prontas para resgates, transporte e apoio às vítimas afetadas pelas tempestades dessa época do ano", finalizou.