Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Cerca de 65% dos usuários de academias ao ar livre em Salvador são mulheres

Cidade tem 15 mil usuários regulares

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 13 de novembro de 2024 às 15:14

Academia ao ar livre em Narandiba Crédito: Betto Jr./Prefeitura de Salvador

Desde que as academias ao ar livre começaram a ser implementadas nos bairros de Salvador, a partir de junho deste ano, 15 mil usuários se cadastraram para poder usar os equipamentos de musculação disponibilizados pela prefeitura. Cerca de 65% desse público foi composto por mulheres, que são as que mais fazem atividades físicas na cidade, segundo o secretário Júnior Magalhães, titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

“Nós temos um número maior de mulheres na população porque elas se cuidam mais, fazem preventivo, enquanto os homens só agem quando estão com o pé na cova, infelizmente. Elas são ativas, estão ocupando todos os espaços e a academia pública é um deles”, reiterou o secretário.

Ivonete Sampaio, 57 anos, é frequentadora regular das academias ao ar livre. Além da musculação, ela consegue encontrar tempo para o jiu-jitsu e judô, e celebrou a abertura de uma academia ao ar livre perto de casa, no bairro de Narandiba. “É muito importante não só para mim, mas para todos os moradores. Pretendo me inscrever na academia para aperfeiçoar meus treinos e é maravilhoso porque não vou precisar pagar. É tudo de graça, o que vai possibilitar que as pessoas daqui, que são de baixa renda e precisam, consigam se exercitar”, disse.

Moradora do Doron, Amanda Bispo, 32, visitou uma academia ao ar livre pela primeira vez nesta quarta-feira (13). A unidade foi inaugurada no bairro de Narandiba e a doméstica, que já praticava atividades físicas, ficou surpresa com a qualidade dos equipamentos e com a segurança do local. "Já estou recomendando para familiares e amigos da minha rua. É muito bom sentir essa organização e cuidado enquanto fazemos uma atividade importante para a saúde. Todo o processo de agendamento, a orientação dos instrutores, tudo é muito bem feito", afirmou.

Ao total, a Academia Salvador registrou 150 mil check-ins de uso, sendo que 80% dos usuários jamais tinham se exercitado em uma academia de musculação antes de ter acesso ao projeto. Do total de usuários, 35% correspondem aos idosos. “São idosos que com certeza perceberam a importância da atividade física para a saúde e qualidade de vida, e por isso quiseram entrar no projeto”, pontuou o secretário Júnior Magalhães.

“É um número significativo e importante, e temos que estimular nossos idosos a serem mais ativos. Por isso também tivemos esse olhar de ter um profissional de educação física para orientar o exercício para que ninguém venha a se lesionar ao pegar peso demais. A ideia é que cada pessoa dessa tenha seu plano de aulas, construído pelo profissional de educação física, de acordo com as suas dificuldades e necessidades”, completou.

Segundo a Sempre, ainda não há informativo de raça, mas é provável que o perfil predominante dos usuários da academia não fuja à identificação de raça maior parte da população, que é negra. No que diz respeito à faixa etária, os usuários com idades entre 18 e 35 anos são maioria (aproximadamente 40%) e cerca de 25% abarcam pessoas entre 35 e 60 anos.

As aulas nas academias são agendadas pelo aplicativo MUDE, disponível gratuitamente na App Store e Play Store. Cada participante pode reservar até duas aulas por dia, de diferentes modalidades, e deve apresentar um documento de identificação com foto para o acesso.