Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 9 de março de 2024 às 08:26
A aeronave que caiu há uma semana na cidade de Barreiras, no Oeste da Bahia, perdeu o controle durante o voo. A informação consta no registro do acidente no site do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
No acidente, três pessoas morreram: o piloto Lucas Corisco, o engenheiro eletricista Matheus Bransford Bonfim, 27 anos, e o pai dele, Jackson Bonfim. A aeronave, que não tinha autorização para táxi aéreo, caiu em uma área de vegetação fechada do aeródromo da Associação Barreirense de Aerodesportiva (ABA), cerca de meia hora após a decolagem.
Segundo a ocorrência, os trabalhos relativos ao acidente estão em andamento. "As investigações realizadas pelo CENIPA não buscam o estabelecimento de culpa ou responsabilidade, tampouco se dispõem a comprovar qualquer causa provável de um acidente, mas elaboram hipóteses que permitem entender as circunstâncias que podem ter culminado na ocorrência", diz texto da ocorrência.
A aeronave modelo RV-10 foi fabricada em 2010, e, segundo o Cenipa, decolou para fazer um voo local, com um tripulante e dois passageiros a bordo. "Durante o voo, houve perda de controle em voo e a aeronave colidiu contra o solo", descreve o órgão.
Vítimas
Matheus e Jackson posaram ao lado do piloto antes da decolagem. As fotos foram compartilhadas em redes sociais. Matheus era apaixonado por aviação e havia feito curso de pilotagem comercial.
Os corpos foram retirados da região por bombeiros, que precisaram de equipamentos de desencarceramento para conseguir retirar as vítimas de dentro do avião. Matheus e Jackson eram de Ilhéus, e Lucas Corisco, de Luis Eduardo Magalhães.