Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Vitor Rocha
Publicado em 18 de dezembro de 2024 às 20:26
Uma ceia de Natal para 150 pessoas em situação de rua e assistidos das Unidades de Acolhimentos Institucionais (UAIs) foi realizada na noite de terça-feira (17). O evento, realizado pela Secretaria de Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), aconteceu na sede da pasta, localizada no Comércio. Cardápio natalino, música ao vivo, Papai Noel e distribuição de presentes compuseram a atração e deram a tônica da festa.
De acordo com Júnior Magalhães, titular da secretaria, iniciativas como a ceia auxiliam no retorno da autoestima para a população marginalizada.
“A transformação não ocorre apenas através de unidades de acolhimento, refeições gratuitas, garantia de moradia, cursos de qualificação, emprego formal, enfim políticas públicas para que retomem suas vidas, mas também objetivando oportunizar o resgate da autoestima desse público, que muitas vezes é invisível aos olhos da sociedade, mas não para a nossa gestão”, frisou o secretário.
Entre os presentes, estavam 50 pessoas que passaram por situação de rua e integraram o programa Vida Nova Empregabilidade. Hoje, empregadas com carteira assinada, estavam apoiando o evento, enquanto servidores da Sempre.
Acompanhada de três dos cinco filhos que estão sob sua guarda, Taís Santos, 29 anos, não negou a felicidade de passar o primeiro Natal neste clima, ao lado dos seus pequenos, o mais novo com um mês. “Estou gostando muito, me sentindo acolhida entre os amigos que fiz após sair das ruas e ir para o Lar Pérolas de Cristo. Meu primeiro ano dessa maneira não porque não tenho família, mas que nunca foi presente”, relatou, ao expressar gratidão.
Taís pontuou que foi parar nas ruas com cinco meses de gestação, após sofrer violência doméstica por parte do ex-esposo. “Posso dizer que minha vida foi salva”, reiterou.