Casas de alunos do "Bora Bahêa Meu Bairro" receberão energia solar

Parceria também prevê ações de educação quanto a eficiência energética e segurança no manuseio da rede elétrica

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  • Gilberto Barbosa

Publicado em 8 de julho de 2024 às 13:11

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Crianças do "Bora Bahêa Meu Bairro" visitaram o Museu da Energia durante assinatura de convênio Crédito: Ana Albuquerque/CORREIO

A Neoenergia Coelba e o Esporte Clube Bahia SAF assinaram na manhã desta segunda-feira (8) um termo de colaboração para o projeto "Bora Bahêa Meu Bairro" (BBMB), realizado pelo clube em parceria com a Prefeitura de Salvador que visa a cessão da administração de 11 campos de futebol para o tricolor de aço, além da implantação de escolas de futebol nos equipamentos. A parceria prevê a realização de ações educativas sobre o uso racional de energia, além de um estudo de viabilidade para a instalação de painéis solares nas casas dos jovens contemplados pelo projeto.

A ação também contou com a visita de 20 crianças atendidas pela iniciativa ao Museu da Energia, onde o evento foi realizado e assistiram um vídeo retratando a história da eletricidade, acessaram os equipamentos do museu e acompanharam um show exclusivo dos personagens Paxuá, Paramim e Baraúna. Eles estavam acompanhados dos instrutores do BBMB, além do volante Sidney e da lateral Thais, que integram as equipes masculina e feminina do Bahia. 

Com a parceria, a companhia vai realizar ações educativas sobre eficiência energética nas escolas dos jovens, atuando em conjunto com os professores. Também estão previstos um estudo de viabilidade para a instalação de painéis solares nas casas dos alunos, além de feiras nas localidades. Segundo o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth, um dos objetivos da empresa com o projeto é se aproximar das comunidades soteropolitanas.

"Precisamos ouvir os clientes para tomarmos consciência de como podemos melhorar os nossos processos e prestar um melhor atendimento. Vamos trabalhar na educação dessas crianças quanto ao uso racional de energia e segurança com a rede elétrica, além de instalar usinas solares para oferecer como desconto para as famílias. É uma parceria muito importante onde conseguimos criar um caminho para esses meninos que podem mudar as suas vidas através do esporte", explicou.

Além de Thiago, a cerimônia contou com a presença do CEO do Bahia SAF, Raul Aguirre, do diretor de operações e relações institucionais, Vitor Ferraz, do Secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer, Junior Magalhães e do cantor Carlinhos Brown, embaixador do projeto. Durante o discurso, Raul Aguirre exaltou a importância do projeto para o clube e as famílias impactadas.

"Esse é um dos nossos projetos favoritos porque nos permite devolver para a cidade todo o carinho que recebemos em forma de oportunidades no futebol. O futebol toca vidas e essa parceria nos permite almejar voos mais altos e atender mais crianças com o projeto", disse.

Segundo Vitor Ferraz, as conversas para a parceria começaram há cerca de seis meses, com as partes estudando um formato que  unisse as ideias de aproximação com as comunidades e de divulgação do uso consciente de energia. Vitor também conta que o Bahia espera concluir a implantação das escolinhas até o final de 2024.

"A medida que fomos conversando e dialogando sobre o tema, eles compreenderam que é um projeto com capacidade de mudar a vida das pessoas. Estamos felizes de poder consolidar essa ação para que possamos seguir avançando. Já temos três campos funcionando e o nosso objetivo é completar os 11 campos que serão contemplados até o final do ano", afirmou.

Embaixador do projeto, o cantor Carlinhos Brown esteve presente na cerimônia. Em janeiro, ele recebeu as equipes da Prefeitura e do Bahia no lançamento da iniciativa, no Candyall Guetho Square e celebra o impacto do projeto na comunidade onde cresceu. "Os professores foram profissionalizados, já que antes eles estavam ali com recursos próprios e hoje eles são assalariados. Nem todos vão ser jogadores no futuro, mas esse abraço de cidadania e de convivência vai fortalecer a disciplina e a educação dos alunos na escola e no dia a dia", contou.

A empresa é a segunda a se juntar ao projeto após a petrolífera Acelen, que já patrocina o Bahia no futebol. Até o momento, a iniciativa foi instalada em três campos localizados nos bairros do Candeal, Vale das Pedrinhas e IAPI, atendendo 360 crianças e adolescentes. A expectativa é que o projeto chegue a 11 bairros até o final de 2024, impactando até 1320 alunos, que receberão todo o material necessário e serão acompanhados por monitores das comunidades. Ainda não há previsão dos oito bairros que serão contemplados, mas a ideia é que as 11 Prefeituras-Bairro passem a contar com uma escolinha do Bahia.

*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro